Equipes dos Colégios Sesi ganham premiação no Grand Prix

Estudantes de Pinhais e de Ponta Grossa conquistaram 1º e 3º lugares na corrida de inovação promovida pelo Senai

O Grand Prix Senai de Inovação 2023 teve a participação de 8.894 estudantes de todo o Brasil. Foram 1.902 equipes de 868 instituições de ensino públicas e particulares que desenvolveram soluções para desafios de grandes empresas em cinco temáticas: automação, automotiva, saúde, tecnologia da informação e têxtil e vestuário.

Para cada temática, uma companhia referência da área lançou um desafio real: Finder, Jaguar Land Rover, Hospital Sírio Libanês, Amazon Web Services (AWS) e Grupo Malwee.

Equipe Lexus, do Colégio Sesi da Indústria de Pinhais | Foto: Divulgação

Os estudantes dos Colégios Sesi do Paraná se destacaram na competição e levaram dois prêmios. A equipe Lexus, do Colégio Sesi da Indústria de Pinhais, conquistou o 1º lugar no desafio da área Automotiva, apresentado pela Jaguar Land Rover. Já o 3º lugar no desafio Têxtil e Vestuário, elaborado pelo Grupo Malwee, ficou com a equipe Dresstyle, do Colégio Sesi da Indústria de Ponta Grossa.

Pelo 1º lugar, a equipe Lexus ganhou uma viagem técnica em 2024 a um ecossistema de inovação. Já a equipe Dresstyle, com o 3º lugar, ganhou 20 mil Senai Coins, que podem ser utilizados em produtos ou cursos Senai. Todos os competidores receberam certificado de participação.

Leia também: O que são os itinerários formativos do Novo Ensino Médio?

Soluções apresentadas

Luva inclusiva se molda facilmente à mão do colaborador | Foto: Divulgação

Para a equipe Lexus, formada por André Haver Azeredo Coutinho, Guilherme Martini de Moura, Leonardo M. Borim, Pietra Rafaela Moreira Reis e Pedro Favoreto Alves, o desafio era “Como melhorar a inclusão de trabalhadores PcD’s com deficiência nas mãos no processo de produção na Jaguar Land Rover?” e os vencedores da categoria Júnior desenvolveram a “Luva inclusiva”, facilmente adaptada à mão do colaborador.

“Fizemos uma luva de tecido e colocamos cinco botões com cinco encaixes no dorso da mão. Essa foi a nossa primeira vez participando do evento e ficamos muito felizes com a medalha de ouro e por termos essa oportunidade”, comenta Guilherme.

Já os estudantes de Ponta Grossa, desenvolveram o projeto Solução Jovem para “Os desafios da indústria têxtil com a redução de mão de obra qualificada na costura”. Formada por Arthur da Silva Mareski, Anna Klara da Silva, Gabriel Camargo Vogivoda, Kauã Ricardo Demetrechen e Lucas Rafael Gelinski Rossoni, a equipe pensou em um ambiente personalizado para disponibilizar um curso técnico profissionalizante e atrair jovens para a indústria têxtil e de vestuário.

Protótipo feito em 3D para mostrar as modificações no ambiente | Foto: Divulgação

“Disponibilizaríamos um curso dentro da empresa, em um ambiente totalmente preparado para isso, personalizado e com espaço para recreação. Tudo o que aprendessem na teoria poderia ser aplicado e treinado na prática dentro da empresa”, explica Arthur.

Clique aqui e agende sua visita ao Colégio Sesi mais próximo.

O que é o Grand Prix?

O Grand Prix Senai de Inovação (GP) é uma corrida de inovação que desafia equipes multidisciplinares de alunos a gerar ideias, desenvolver conceitos de negócios e criar protótipos para solucionar desafios da indústria.

Essa corrida promove a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio lógico. O evento é online, gratuito e envolve projetos relacionados com as áreas temáticas: Automação, Automotiva, Saúde, Tecnologia da Informação e Têxtil e Vestuário.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR