Ações de desenvolvimento sustentável são debatidas entre Fiep e secretaria

Federação das Indústrias do Paraná recebeu o secretário Valdemar Bernardo Jorge, que detalhou algumas das prioridades da pasta

Secretário do Desenvolvimento Sustentável fala com lideranças industriais em encontro na Fiep (Fotos: Davi Bortolossi)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) recebeu, na noite desta terça-feira (16), o Secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. Em um diálogo com integrantes da diretoria e dos Conselhos Temáticos e Setoriais da entidade, ele apresentou algumas das ações que vêm sendo implantadas pela pasta, especialmente relacionadas ao licenciamento ambiental de empreendimentos produtivos e à logística reversa.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que a troca de informações com representantes do poder público, especialmente em uma área tão relevante quanto o desenvolvimento sustentável, é fundamental para o setor industrial. “Temos mantido diálogo com o secretário e estamos refinando alguns temas que afetam diferentes segmentos industriais para que possamos avançar”, disse.

Jorge também ressaltou a importância do diálogo com as lideranças industriais, afirmando que a intenção do governo estadual é criar um modelo de política ambiental que concilie produção e preservação. Entre as ações que já vêm sendo desenvolvidas, o secretário destacou o decreto estadual que considerou 770 atividades econômicas como de baixo risco ambiental, por possuírem um potencial poluidor reduzido, ficando assim liberadas do processo de licenciamento ambiental.

O secretário também explicou que é objetivo da pasta fazer com que o Paraná avance ainda mais no processo de logística reversa – a correta destinação de resíduos pós-consumo. Ele afirmou que, atualmente, o Paraná já é o segundo colocado em um ranking nacional de recuperação de embalagens. “A logística reversa é um tema que queremos trabalhar muito. O resíduo sólido urbano é um insumo para outras cadeias produtivas, precisamos definir quais cadeias serão essas, de acordo com a viabilidade econômica”, disse.

Para isso, segundo Jorge, a secretaria conta com a parceria do setor industrial. “É o setor produtivo que conhece o problema e que vai dar a solução, então é quem pode contribuir com o regramento. Queremos dialogar com o setor antes de impor as regras”, declarou o secretário.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR