Estudantes do Colégio Sesi se destacam com notas no ENEM

Metodologia reforça o compromisso com a formação integral e com a preparação para o Exame Nacional

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ajudar muitos estudantes a entrar em universidades públicas e privadas. São, ao menos, três oportunidades: por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No Colégio Sesi, a preparação para o ENEM é levada a sério. Reflexo disso são as notas conquistadas nas unidades por todo o estado no Exame deste ano. É o exemplo das notas de Redação: Fabricio Toninato Vignoto, da unidade de Umuarama, tirou nota 940; Murilo Fontana, de Ampére, tirou 960; Giovana de Barros Machado e Amanda Veçoski de Oliveira, da CIC, em Curitiba, conquistaram 980. De Telêmaco Borba, Isadora Ramos e Nicoly Vitoria Alves Santos conseguiram nota 800 na Redação. Elas atingiram notas gerais médias de 700 e 650, respectivamente, no ENEM 2023.

>> Faça já sua matrícula no Colégio Sesi: www.colegiosesi.com.br

Outros destaques pelo estado são das estudantes Amannda Lucia Noeli Andrade Chinelato de Melo, de Francisco Beltrão, que tirou nota 900 na Redação e 730,2 na prova de Matemática e suas Tecnologias, e Mariana Gabriella Santos da Silva, de Umuarama, com 920 na Redação e 701,1 em Matemática e suas Tecnologias. Em Guarapuava, o destaque ficou com Luka Rosar Fornazari Klanovicz, que atingiu 920 na Redação.

Inovação na educação

No ano passado, um projeto iniciado pela trainee de Educação do Sistema Fiep, Elane do Nascimento Brelaz de Lima, ajudou em uma das provas mais temidas do ENEM: a Redação. Pensando no processo de escrita e na preparação temática para o Exame, Elane realizou uma série de encontros com 11 estudantes do 3º ano do Colégio Sesi da Indústria da CIC, em Curitiba. A trainee contou com a parceria da professora Daniela Monzillo Goncalves, que conduz o clube extracurricular de Redação no Colégio, além de toda a equipe pedagógica, teve também a colaboração do Colégio Sesi da Indústria Centro, representados pela professora Thaís Pallu Souza Berdusco e pelo professor Tiago Cantuario da Silveira, que apresentaram o clube extracurricular conduzido por eles nesta unidade.

>> Leia também: Clubes Extracurriculares e After School: o que são e como funcionam?

Com o projeto Sesi Redação Nota 1000, que também teve momentos sobre educação socioemocional com Caroline Lehmann, o desempenho atingido pelos participantes mostrou um resultado bem interessante na prova de Redação do ENEM: três notas 960, quatro 940 e quatro 880, chegando a uma média de 924 em relação ao grupo de 11 estudantes que participaram do projeto. “Estamos muito felizes com os resultados que colhemos a partir da soma das aulas da professora Daniela e desse projeto. Para mim, inovar na educação é democratizar o acesso ao conhecimento. É dar ao outro o direito e a oportunidade de saber. O que propomos no projeto Sesi Redação Nota 1000 é que mais alunos saibam o caminho, que aprendam sobre as competências, que saibam que é possível obter a tão sonhada nota 1000”, afirma Elane.

André Teixeira Alves é um dos estudantes que participou do projeto. Para ele, todos os conhecimentos adquiridos ao longo do ano fortaleceram para que conquistasse um bom resultado no ENEM. “Quando vi minha nota da Redação, de 960, foi uma mistura de surpresa com alegria e gratidão. Todos os ensinamentos passados desde o início do ano me ajudaram muito a melhorar meu desempenho nessa prova. Essa nota 960 eu nunca vou esquecer.”

Quem também viu uma evolução a partir do projeto foi Fernanda de Almeida Polinski. “Participei do projeto Sesi Redação Nota 1000 e posso dizer que aprendemos muito a desenvolver nossas habilidades para a redação. Desde base teórica, como funcionam as competências, até a prática, que foi onde me desenvolvi mais. Vimos vários modelos de redação para treinar e a diversidade de temas que discutimos no projeto também ajudou na construção do texto”, diz a estudante que tirou nota 960 na Redação do ENEM.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR