Fiep leva soluções do Sesi e Senai para o Show Rural Coopavel

Por meio do seu amplo portfólio, a Fiep levará para o evento soluções relacionadas à Tecnologia e Inovação para o agronegócio e de Segurança e Saúde para as indústrias

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Senai e Sesi, marcará presença na 36ª edição do Show Rural Coopavel, conhecida como a maior feira do agronegócio da América Latina. O evento, que acontece em Cascavel, entre os dias 05 e 09 de fevereiro, tem como objetivo difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agro.

Pensando nisso, durante o evento serão apresentadas soluções em Tecnologia e Inovação voltadas para o setor do agronegócio e, também, para a área de Segurança e Saúde do Trabalho. Com isso, esta será uma ótima oportunidade para o mercado do agronegócio conhecer soluções criativas e que atendam de maneira assertiva às demandas do setor.

Além disso, nesta quarta-feira (7), o presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, e a diretoria da entidade farão uma visita institucional ao Show Rural. A intenção é aproximar ainda mais a Federação do agronegócio paranaense, um segmento que, a cada ano, vem ampliando significativamente os investimentos na industrialização de sua produção.

Soluções para o agro

Empresas e produtores do agronegócio terão a oportunidade de conhecer diferentes soluções de tecnologia e inovação, entre elas: amostra de fertilizante obtido de lodo de esgoto, sensor de temperatura e umidade contendo grafeno, papel de dejetos bovinos, resíduos de palha de cana, resíduo de bagaço de cana, entre outros.

A amostra de fertilizante obtido de lodo de esgoto tem como objetivo principal aproveitar um resíduo descartado no processo industrial para gerar um produto que possa ser utilizado ou comercializado pela própria indústria.

Já o sensor de temperatura e umidade contendo grafeno, serve para monitorar as condições externas a que alimentos em caixas foram expostos durante transporte marítimo. Outra solução interessante é opapel de dejetos bovinos, que é um exemplo de reciclagem de resíduos e criação de produtos sustentáveis, podendo ser utilizado em aplicações especiais como papel de embrulho ou papel artesanal. Os resíduos de palha de cana e de bagaço de cana, ambos servem como matéria-prima.

Inteligência artificial e dados

Durante o evento haverá, também, uma palestra com Silvana Mali Kumura, Coordenadora no Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação e HUB de Inteligência Artificial. O tema, intitulado “A transformação do Agronegócio com Inteligência Artificial e Dados”, abordará os seguintes tópicos: IA conceito e premissas; como e por onde começar; os desafios do agronegócio e como uma estratégia data driven pode potencializar resultados. A ideia é tratar o tema de maneira bem prática.

Segurança e saúde

A área de Segurança e Saúde do Sesi estará presente no Show Rural apresentando algumas soluções. Entre elas estão a Campanha de Vacinação, na qual indústrias podem comprar doses da vacina contra a gripe a valores atrativos com aplicação na própria empresa, treinamentos de Normas Regulamentadoras, saúde ocupacional, o cartão de benefícios Sesi Viva + e o Programa Cashback de Programas Legais. Por meio dele, indústrias que comprarem o PGR e/ou o PCMSO do Sesi garantem a quantia investida para a compra de outros programas obrigatórios.

Além disso, a instituição levará para o evento a Unidade Móvel de Raio-X. Em parceria com o Sescoop/PR, também estará com uma unidade móvel de Prevenção do Câncer do Cuide-se +, realizando exames de mamografia e análise de pele.

“O Sesi Paraná é o maior provedor de segurança e saúde para a indústria do Paraná. Como tal, sabe que cuidar da saúde do colaborador, seja por meio do cumprimento da legislação, seja por meio da prevenção, é essencial para a produtividade e competitividade das empresas. É por isso que serviços como os exames de detecção do câncer realizados nas unidades móveis do Sesi Cuide-se +, que vão até as indústrias, poupando tempo e deslocamento dos trabalhadores, são tão importantes. E parceiros como o Sescoop/PR são fundamentais para que mais e mais pessoas sejam alcançadas”, afirma Helio Bampi, conselheiro do Sesi e diretor da Fiep.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR