O Centro de Esporte e Educação, projeto realizado pelo Sesi em parceria com a Petrobras, retomou suas atividades em Campo Largo e Araucária, nos dias 15 e 19 de fevereiro, respectivamente.
A iniciativa acolheu novas turmas de alunos do 1º e 5º ano, totalizando 70 crianças com idades entre 6 e 12 anos. As atividades, voltadas para o desenvolvimento integral das crianças, ocorrem no contraturno escolar, nas escolas municipais Mauro Portugal, em Campo Largo, e Ceci Cantador, em Araucária.
Ampliando horizontes
“Estamos comprometidos em oferecer um ambiente que incentive o desenvolvimento dos alunos”, afirma Juliana Ribeiro de Souza, assistente social do projeto. “Por meio de oficinas que englobam atividades lúdicas, educativas, esportivas e culturais, buscamos formar cidadãos engajados na sociedade, conscientes de sua importância e papel.”
O programa de atividades também busca apresentar novas experiências aos alunos. “Nosso objetivo é promover experiências pedagógicas enriquecedoras, ampliando os horizontes para além da comunidade em que vivem”, complementa. Entre essas experiências estão excursões extraclasse, que incluem visitas ao cinema e museu.
Novas oportunidades
A seleção dos estudantes é realizada com base em critérios socioeconômicos, visando superar as dificuldades que enfrentam. “O critério de seleção prioriza o atendimento às crianças, juntamente com seus familiares, que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social, especialmente quando enfrentam grandes defasagens escolares. A vulnerabilidade socioeconômica e os riscos sociais são identificados através do acompanhamento realizado pelo Conselho Tutelar e pela Rede de Proteção Local”, explica.
Ações para a comunidade
Além de impactar os estudantes diretamente envolvidos, o Centro de Esporte e Educação também procura alcançar suas famílias e comunidades por meio de ações gratuitas. É o caso da Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos, voltada à redução do desperdício na cozinha. Outras atividades e palestras estão planejadas para ocorrer ao longo do ano, com o intuito de envolver os familiares em ações que estejam alinhadas aos valores que as crianças aprendem durante as aulas.
Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site e as redes sociais.