Fórum de energia renovável reunirá players internacionais e nacionais no Paraná

Referência na micro e minigeração de energia, evento será realizado nos dias 16 e 17 de abril, no Campus da Indústria do Sistema Fiep

Paraná gera 2,6 GW de energia solar em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)

Fabricantes e distribuidores do Brasil, Alemanha, China, Itália e especialistas do segmento de energias renováveis vão se reunir em Curitiba, na 23ª edição do Fórum Regional de Geração Distribuída na região Sul (Fórum GD Sul) O evento será realizado nos dias 16 e 17 de abril, das 8h às 18 horas, no Campus da Indústria do Sistema Fiep.

Organizado pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, com coorganização da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e promovido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), o Fórum vai debater os principais gargalos do setor no país, principalmente no Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de apresentar novas oportunidades a fim de capacitar o público-alvo.

Potencial do setor
Segundo o Sistema SIGA, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil conta hoje com 27,9 gigawatts (GW) de potência instalada por meio da GD. A região Sul é a segunda de maior potencial nesse tipo de geração, uma vez que, sozinha, gera 6,9 GW.

Desse montante, o Paraná é protagonista com 2,6 GW de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos, segundo análise dos dados da ANEEL. O estado fica atrás somente do Rio Grande do Sul, que hoje produz 2,7 GW. Em terceiro lugar fica Santa Catarina, com 1,6 GW de potência instalada.

Os expressivos números representam uma movimentação econômica de cerca de R$ 11,7 bilhões em investimentos só no Paraná desde que passou a ser incentivada, em 2012. Dessa forma, mais de 70 mil empregos foram gerados, bem como R$ 2,7 bilhões arrecadados aos cofres públicos.

Além disso, a potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o estado na quarta posição do ranking de Geração Distribuída da ANEEL. Isso porque o território paranaense possui mais de 200 mil conexões operacionais, espalhadas por seus 399 municípios.

“Estamos analisando um cenário no qual o consumidor está buscando alternativas para fugir da elevada tarifa de energia, da queda no preço de equipamentos fotovoltaicos e a redução de juros, além da oferta de crédito e demais regulamentações”, afirma Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos. “Então o resultado é maior procura por energias renováveis, que unem sustentabilidade e economia, sendo um ótimo investimento para os que aderem e oportunidade de negócio para os envolvidos”, pontua Fraga.

Mais sobre o Fórum GD Sul
A programação do Fórum GD Sul é composta de mais de 20 painéis, com diversas palestras de especialistas. Também no final de cada um, acontece um debate geral sobre o assunto, a fim de fixar o conhecimento e abrir margem para perguntas e respostas aos participantes.

Dentre os temas debatidos, estarão o novo cenário da GD no Brasil, a influência da legislação como a lei 14.300 e a resolução 1000, técnicas de vendas para alavancar o mercado, novas oportunidades no setor de energia bem como capacitação das empresas e sua importância para estar em um mercado mais competitivo.

Como se inscrever
Quem deseja se inscrever no Fórum GD Sul ou então acessar a sua programação completa pode acessar o site oficial do evento através do link: forumgdsul.com.br.

Mais informações sobre patrocínios, parceiros e dúvidas em geral também podem ser encaminhadas para o e-mail: contato@grupofrg.com.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR