Infraestrutura, inovação e empregabilidade são temas prioritários para indústria do Noroeste

Demandas do setor foram debatidas com mais de 200 lideranças em evento de lançamento do Fórum Regional da Fiep, em Maringá

Edson Vasconcelos destacou a interiorização que a atual diretoria vem promovendo na Fiep (Fotos: Davi Bortolossi)

Mais de 200 lideranças do setor industrial e de instituições parceiras da região Noroeste do Estado, além de autoridades políticas, participaram nesta sexta-feira (5), em Maringá, do evento de lançamento do Fórum Permanente Regional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Durante o encontro, os participantes apontaram as questões prioritárias que, em sua opinião, precisam ser solucionadas para alavancar o desenvolvimento industrial da região. Infraestrutura, inovação e empregabilidade foram os temas mais votados. Também foi instalado o Conselho Regional da Fiep, que vai ampliar a representatividade da indústria do Noroeste.

Confira mais fotos da reunião

O evento foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim). O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que a criação dos Fóruns Regionais atende a um compromisso da atual diretoria da entidade de se aproximar do setor industrial de todas as regiões do Paraná. “No ano em que a Fiep faz 80 anos, retomamos a interiorização da Federação”, disse. “Nesta iniciativa, temos uma missão de somar com tudo o que já existe de bom nas regiões, aumentando o suporte aos nossos empresários. Queremos apresentar subsídios para discussões que serão realizadas em oficinas ao longo do ano para que, ao final desse processo, tenhamos uma proposta de política industrial consistente para todo o Estado e, também, possamos levar esse planejamento aos municípios”, explicou.

Mais de 200 lideranças participaram do encontro, realizado na sede da ACIM

Perfil da indústria
Responsável por apresentar o perfil industrial do Noroeste do Estado – área que, na abrangência da Fiep, inclui municípios como Maringá, Cianorte, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí, entre outras –, o gerente de Desenvolvimento Industrial e Social da entidade, Marcelo Percicotti, destacou que há muito espaço para crescimento do setor industrial na região. Hoje, a indústria responde por 19% do PIB total da região, enquanto, em todo o Estado, o setor é responsável por 27% do PIB.

Em termos de crescimento do PIB industrial entre 2011 e 2021, a região também demonstrou uma evolução abaixo de outras localidades. Enquanto o valor gerado pelo setor no Noroeste cresceu 105% nesse período, nos Campos Gerais o aumento foi de 158% e, no Oeste, de 171%. Apesar disso, o Noroeste possui setores que se destacam, como os de produção de metais sanitários, derivados de mandioca, açúcar e álcool, que respondem pela ampla maioria dos empregos gerados por esses segmentos no Paraná. “Por tudo isso, entendemos que a região tem uma grande oportunidade para desenvolver cada vez mais a sua indústria”, disse Percicotti.

Prioridades
Diretor da Fiep e uma das principais lideranças da indústria regional, o empresário Paulo Meneguetti afirmou que, entre os temas prioritários mais votados pelos participantes para que esse desenvolvimento aconteça, a questão da empregabilidade é uma das que mais preocupa o setor produtivo. “A indústria da nossa região está muito carente de trabalhadores qualificados. Temos vagas abertas e não preenchidas principalmente por falta de qualificação de profissionais. Então essa demanda para o Sesi e, principalmente, para o Senai é muito importante para a região”, disse.

Além de empregabilidade, melhorias na infraestrutura de transporte regional – hoje bastante dependente de rodovias que precisam de investimentos – e incentivos à inovação completaram a lista dos três temas mais votados. A partir dos próximos meses, a Fiep organizará oficinas temáticas para aprofundar o debate em busca de soluções para esses e outros assuntos que impactam na atividade industrial.

Os participantes também votaram em quais aspectos consideram mais relevantes para serem aprimorados em âmbito municipal para que a indústria possa se desenvolver adequadamente. As três áreas mais indicadas foram: planos de atração de investimentos, incentivos fiscais e criação de parques industriais.

Conselho fortalece a representatividade da indústria da região

Conselho Regional
Durante o evento desta sexta, Paulo Meneguetti foi nomeado coordenador do Conselho Regional da Fiep no Noroeste. O grupo terá a missão de liderar os debates sobre as demandas da região, aumentando a representatividade da Federação junto à indústria local.

Também foram empossados, como integrantes do Conselho, os empresários Miguel Rubens Tranin, Antônio Carlos Dalcolle, Fernando Yukio Mizote, Mauro Aleyx Ribeiro, Alberto Nabhan, Juscelino Candido de Lima, Shinji Gohara, Jackson Francisco Bisi, João Eduardo Pasquini, Cezar Couto, Mário Meneguetti e Luís Fernando Wunderlich Ferraz.

Parcerias e presenças
Na região Noroeste, o Fórum Regional da Indústria conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); das Coordenadorias das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), do Noroeste (Cacinpar) e da Região Centro Ocidental (Cacercopar) e de Entre Rios (Cacier); das Associações Comerciais e Empresariais de Maringá (Acim), de Umuarama (Aciu), de Paranavaí (Aciap) e de Campo Mourão (Acicam); dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), de Campo Mourão (Codecam) e de Umuarama (CDU); das Associações dos Municípios de Entre Rios (Amerios), do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), do Noroeste Paranaense (Amunpar), e da Região de Campo Mourão (Comcam); e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.

O evento desta sexta contou com as presenças, entre outras autoridades, do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, que fez uma apresentação sobre ações do governo do Estado voltadas para o desenvolvimento industrial. Também participaram o deputado federal Luiz Nishimori, o deputado estadual Fabio Oliveira, o presidente do Conselho Superior da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, e o presidente da ACIM, José Carlos Barbieri, entre outras lideranças.

Além de Maringá, Francisco Beltrão, no Sudoeste, e Cascavel, no Oeste, já receberam o lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Em maio, em datas ainda a serem confirmadas, as reuniões acontecem nas regiões Norte, dos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR