Os Jovens são o talento da indústria 

No Dia Internacional do Jovem Trabalhador Senai divulga os 5 Cursos Técnicos preferidos pelos jovens para trabalhar na indústria

Nesse 24 de abril celebramos o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Segundo dados da RAIS 2022, 17% dos trabalhadores na indústria e no setor da construção no Paraná são jovens, com idade entre 15 a 24 anos. 

Esse número representa pouco mais de 150 mil trabalhadores, frente aos 886 mil empregados em indústrias e setor de construção instalados no Estado. 

Já em relação às vagas criadas para os jovens com idade entre 17 e 24 anos na indústria e construção no Paraná, dados do Novo CAGED apontam que, apenas em janeiro e fevereiro deste ano (2024), foram criadas mais de 8 mil vagas de trabalho. Esse número representa 46,5% do total de vagas de trabalho criadas nesse ano na indústria e no setor da construção no estado.   

Em comparação com o mesmo período (janeiro e fevereiro de 2023), o número representa um aumento de 43,5% na contratação de jovens. Em relação ao ano de 2022, para os meses de janeiro e fevereiro, o crescimento na contratação foi de 159%. 

Os jovens são o talento da indústria 

Confira o vídeo da Andressa Laskoski, hoje instrutora de aprendizagem na Bosch em Curitiba. Ela é egressa do Senai Paraná, no curso de aprendizagem em mecânica geral de 2016. Em 2018, foi a única mulher a participar, na modalidade Fresagem CNC (Controle Numérico Computadorizado), da World Skills, a maior competição de Educação Profissional do mundo entre os jovens talentos da indústria. 

Levantamento do Senai Paraná aponta os 5 Cursos Técnicos preferidos pelos jovens com idade entre 14 e 24 anos. Confira a lista: 

1º Técnico em Eletromecânica 

2º Técnico em Desenvolvimento de Sistemas 

3º Técnico em Eletrotécnica 

4º Técnico em Manutenção Automotiva 

5º Técnico em Mecatrônica 

Já em relação ao número total de matrículas para o ano de 2024 envolvendo todas as entregas do Senai com habilitação de nível técnico, já são mais de 11 mil alunos jovens matriculados

E olha que o ano está só começando. 

Esse número, que inclui alunos matriculados em Aprendizagem Industrial Técnica de Nível Médio; Habilitação Técnica de Nível Médio; e Habilitação Técnica de Nível Médio – V Formativo, representa 44% do total de jovens com idade entre 14 e 24 anos matriculados em todas as modalidades do Senai Paraná em 2024 (janeiro a abril). 

Isso quer dizer que nos próximos 18 e 24 meses, serão mais de 11 mil jovens formados com a habilitação de Nível Técnico do Senai Paraná e prontos para enfrentar os desafios e oportunidades que a indústria oferece. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR