Eco Products e Kabel contam sobre os ganhos com a Mentoria Sesi ESG

A melhoria contínua que o programa possibilita é um apontamento comum

No final de 2023 a Kabel,uma das principais montadoras de chicotes elétricos do Brasil, situada em Araucária, participou da mentoria Sesi ESG. Jucie Vilarinho, engenheiro de manufatura da empresa e integrante do comitê formado para o processo, avalia a experiência como incrível. “Uma coisa que me chamou bastante a atenção e foi muito gratificante foi a metodologia, aliando o ESG com o lean e trazendo ferramentas para verificar as possíveis soluções para implementarmos na empresa.”

O objetivo da chamada, aberta para indústrias paranaenses de todos os portes e a única pensada exclusivamente para o setor, é desmistificar o tema e direcionar iniciativas, processos e projetos sustentáveis que possam ser implementados, seguindo a realidade de cada uma. Para que isso aconteça, um time com colaboradores de diferentes setores da organização é formado para passar por uma capacitação. Eles, que têm o real conhecimento da empresa, juntamente com técnicos do Sesi e do Senai, realizam um diagnóstico para determinar o nível de maturidade das práticas em ESG da instituição. A partir disso, indicadores são priorizados para serem potencializados por meio da filosofia lean.

“Participar da mentoria foi uma oportunidade para que pudéssemos abrir a cabeça sobre as três dimensões ESG e creio que vamos dar continuidade ao bom trabalho que o pessoal nos orientou a fazer”, afirma Bruno Souza, supervisor financeiro da Kabel.

A Eco Products, indústria dedicada à tecnologia de reaproveitamento de resíduos agroindustriais também passou pela mentoria. O diretor José Carlos Sottomaior conta que a experiência levou à conscientização e ao conhecimento necessário para uma reestruturação. “Focamos nos indicadores das diretrizes e políticas organizacionais, da governança e gestão de fornecedores com base nos nossos valores e princípios que são completamente aderentes aos pilares do ESG”, conta.

“Com a jornada, enxergamos a importância de investir em relações com empresas abertas às práticas, de cada vez mais potencializarmos nossas competências, buscando a melhoria contínua da nossa empresa e dos nossos produtos. Temos como meta a continuidade das práticas de sustentabilidade nas diretrizes do ESG, monitorar as medidas já implementadas e promover a melhoria contínua”, completa, dizendo ainda que chamou atenção o fato de mesmo a empresa estando em fase de crescimento, pode se organizar segundo as normativas do ESG. “Esse foi o nosso maior aprendizado, que pilares ESG devem fazer parte da essência das empresas para se posicionarem no mercado e contribuir para uma sociedade mais equilibrada.”

A Chamada Sesi ESG fica aberta até julho de 2024. Empresas com CNAE industrial paranaense que se inscreverem passam pela mentoria ESG, com investimento de R$ 950 (pequena e média indústria) e R$ 2400 (grande indústria). A meta é beneficiar mil indústrias paranaenses por meio da chamada.

As inscrições podem ser feitas no site www.sesipr.org.br/chamadasesiesg

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR