Programa ViraVida chega à Araucária

Sessenta adolescentes serão beneficiados por meio da parceria com o Sesi Paraná

O Programa ViraVida acaba de ser oficialmente lançado em Araucária. A iniciativa, que visa oferecer oportunidades de capacitação e de inserção no mercado de trabalho a jovens em situação de vulnerabilidade, chega à cidade por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a liderança da Secretária Leonice Lara Lacerda, em parceria com a Prefeitura Municipal de Araucária. O Programa acontecerá no Centro de Referência em Capacitação, na Rua João Besciak, 75, Tindiquera.

O ViraVida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi, em 2008. Chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), tornou-se referência nacional por seu impacto positivo na vida de milhares de jovens.

No Paraná, o início do ViraVida foi em 2010 e até o momento, transformou a vida de aproximadamente 1.600 jovens. O Programa é um processo socioeducativo centrado na promoção e proteção especial de pessoas em situação de vulnerabilidade social, a partir da formação profissional aliada à educação continuada.

Durante a pré-aprendizagem o programa oferece capacitação em diferentes áreas, como língua portuguesa, matemática, informática, empreendedorismo, mundo do trabalho, além da formação socioemocional, que auxilia o desenvolvimento de potenciais e habilidades para a construção da identidade profissional. Os participantes contam com uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicólogo e educadores.

O ViraVida visa assegurar os direitos fundamentais, a diversidade e a igualdade de acesso à educação de qualidade e ao trabalho digno. Essa ação contribui efetivamente na redução dos problemas que afetam a juventude brasileira, como a violência, a evasão escolar, a baixa qualificação para o trabalho e o desemprego, ou seja, com a justiça social do país.

Araucária, o lançamento do Programa ViraVida representa um novo capítulo na história da cidade, promovendo novas oportunidades para os jovens locais, que aguardam ansiosamente pelo início das atividades deste importante programa de inclusão social.

Clique aqui para mais informações.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR