Em uma parceria com a Chemical Inovação Tecnológica, o Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação será o gestor de um Projeto de Monitoramento da Água aprovado recentemente no edital da Plataforma de Inovação da Indústria, o Smart Factory.
De acordo Elaine Pires, CEO da Chemical Inovação Tecnológica, a iniciativa visa abordar desafios de produtividade e aprimorar processos industriais, especialmente para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), através da aplicação de tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. “Esta colaboração estratégica promete trazer avanços significativos, especialmente para aquelas indústrias que dependem fortemente da água em seus processos produtivos”, afirma.
Um aspecto fundamental deste projeto é a aplicação de tecnologias avançadas, como sensores patenteados e conectividade 4G, para otimizar a eficiência e a precisão do monitoramento da água. Com a implementação do sistema 4G diretamente na placa dos sensores, espera-se uma validação robusta e abrangente das capacidades dessa solução em um grupo de MPMEs selecionadas previamente.
Além disso, a aplicação do monitoramento da água não se restringirá apenas aos processos de captação e lançamento, mas se estenderá a todos os aspectos dos processos industriais relevantes. Dessa maneira, a aprovação deste projeto representa um passo significativo em direção à transformação digital das indústrias, promovendo eficiência, sustentabilidade e inovação.