Região Oeste: EJA abre portas para possibilidades que vão além do término do Ensino Médio

Vagas gratuitas estão disponíveis em todo estado: ainda há mais de 500 vagas para a Educação de Jovens e Adultos para 2024 no Oeste

Desde 2017 a Vexilom, indústria de emblemas e autoadesivos que está há 35 anos no mercado, tem uma parceria com o Sesi Paraná para formação de seus colaboradores na modalidade Educação para Jovens e Adultos. Sessenta deles já conseguiram terminar o Ensino Fundamental – Anos Finais, ou o Médio. “Essa cooperação facilitou muito para as pessoas finalizarem os estudos e para terem novas possibilidades”, afirma Edilaine Roza Vettori, gerente de RH da empesa.

Bianca Eduarda Toigo, 29 anos, foi funcionária da instituição em 2018, quando terminou o Ensino Médio por meio da parceria. “Foi muito prático, vinha às segundas-feiras pra aula presencial na unidade do Boqueirão, aproveitava bastante, parecia que tinha vindo a semana toda, e todo o resto era pela plataforma”, conta ela, que já havia iniciado várias vezes o primeiro ano. “Os horários não davam certo por causa de trabalho”, lembra.

Logo que terminou a EJA, seguiu os estudos com o curso técnico de enfermagem. Hoje, trabalha com homecare e presta serviço voluntário nas UPAs nos finais de semana, além de atuar na área de lateria e pintura automotiva na oficina da família.  “Foi muito bom fazer EJA por poder terminar no meu tempo e conciliar com o trabalho. Se não fosse assim, não tinha terminado até hoje e nem seguido nada”, conclui.

Como funciona a EJA do Sesi

A EJA do Sesi é on-line e, por isso, o aluno pode escolher o melhor horário para estudar. Nas aulas ao vivo, que acontecem uma vez por semana, é possível estudar de qualquer local e o espaço da unidade Sesi também fica à disposição.

Todos os alunos inscritos recebem um curso de Inclusão Digital para que aprendam a navegar e realizar as atividades escolares obrigatórias na plataforma de estudo, além de orientações para consulta sobre sua trajetória escolar e navegação no Portal do Aluno. Também recebem gratuitamente um chip de internet móvel para acesso às aulas e atividades.

As vagas estão disponíveis gratuitas para toda a comunidade, mas há a possibilidade de formar turmas exclusivas para indústrias que tenham interesse, por meio da formalização de termo de parceria. Vale lembrar que é possível iniciar a qualquer momento.

Acesse www.sistemafiep.org.br/gratuidade, confira as unidades participantes e entre em contato para mais informações.

Vagas da EJA do Sesi ainda disponíveis em 2024 na região:

Cascavel: 282

Foz do Iguaçu: 10

Marechal Cândido Rondon: 91

Toledo: 120

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR