Homenagens a empresários marcam abertura da Semana da Indústria 2024

Solenidade promovida pela Fiep, em Guarapuava, reuniu lideranças industriais da região dos Campos Gerais

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, com os homenageados da noite (Fotos: Gelson Bampi)

Uma solenidade em Guarapuava, na noite desta segunda-feira (20), abriu a Semana da Indústria 2024. Promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a programação vai percorrer todas as regiões do Estado para comemorar o Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio. O evento, que reuniu lideranças industriais dos Campos Gerais, foi marcado por homenagens a empresários da região. Junior Durski, do Grupo Madero, recebeu a medalha do Mérito Industrial, enquanto George Drewinski, das indústrias Incobel, Pallettimber e Drepinus, foi reconhecido postumamente com o título de Benemérito da Indústria.

Confira mais fotos do evento

Assista aos vídeos com os perfis dos homenageados

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que, ao retomar a realização da Semana da Indústria após quatro anos de interrupção, a atual diretoria da entidade cumpre o seu compromisso de reaproximar a Federação do setor industrial de todas as regiões do Estado. “Queremos voltar a ter a Fiep próxima de sua indústria, trazendo também o prestígio de homenagear os industriais, que são os atores principais da nossa luta”, disse. “Precisamos congratular essas pessoas que tanto fizeram para a indústria paranaense”, acrescentou.

Ele ressaltou, ainda, que as celebrações pelo Dia da Indústria vêm se somar a outras inciativas que a atual gestão da Fiep vem promovendo para interiorizar as ações da entidade.  “A Federação volta ao interior falando de políticas públicas e se aproximando dos municípios, lançando os Fóruns Regionais da Indústria, que são permanentes, e nomeando também os Conselhos Regionais, aumentando assim a representação de um Estado que nos orgulha de ser a quarta força industrial do país”, declarou.

O evento em Guarapuava teve a participação de diretores da Fiep, presidentes de sindicatos empresariais e lideranças industriais e de outros segmentos econômicos de toda a região dos Campos Gerais. Entre outras autoridades, também estiveram presentes o vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas de Abreu, e o vereador Nego Silvio, representando a Câmara Municipal.

Paulo Roberto Forte, diretor do Grupo Madero, recebeu a homenagem em nome de Junior Durski

Mérito Industrial
O ponto alto da celebração da Semana da Indústria em Guarapuava foi o reconhecimento a empresários da região. Junior Durski, fundador da Madero Indústria e Comércio S.A, que tem planta fabril em Ponta Grossa, foi homenageado com a medalha do Mérito Industrial. A condecoração é concedida pela Fiep a empresários ou empresas que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do parque industrial paranaense.

Luiz Renato Durski Junior, mais conhecido como Junior Durski, é um empresário e chef paranaense, fundador da rede Madero. Sua fábrica em Ponta Grossa, inaugurada em 2016, avaliada em R$ 3 bilhões e em expansão, é um marco na região.

A Cozinha Central do Grupo Madero possui 11 mil m² e abastece quase 300 restaurantes da rede. Além disso, a nova área de produção passa a ter espaço exclusivo para as linhas de sobremesas, molhos, massas e as refeições dos funcionários. É nela, também, onde são armazenadas as hortaliças orgânicas que chegam da Fazenda Madero.

A Cozinha Central em Ponta Grossa é reconhecida como uma “Fantástica Fábrica de Hambúrgueres”, com capacidade para mais de 2 milhões de unidades por mês, destacando-se pela abordagem sustentável e saudável, fortalecendo a indústria local e o desenvolvimento regional.

Na solenidade, o Grupo Madero foi representado pelo diretor de Expansão, Paulo Roberto Forte, que recebeu a homenagem em nome de Durski. “Para a gente é muito gratificante. Toda homenagem nos dá sempre a certeza de que estamos vindo em um caminho correto, genuíno, da honestidade e do investimento, e é isso que queremos para o Madero”, afirmou Forte, acrescentando que os investimentos feitos na planta industrial permitem que o grupo continue crescendo. “Recentemente, tivemos uma expansão da fábrica em Ponta Grossa, praticamente dobramos a nossa capacidade de produção. É dinheiro investido em Ponta Grossa, com a economia fortalecida e a gente com capacidade de continuar crescendo”, completou

A homenagem a Durski foi proposta por nove sindicatos industriais que atuam nos Campos Gerais: Sindimadeira-PG, Sindimetal-PG, Sindiminerais-PR, Sindpan-CG, Sindirepa-CG, Sindicer Norte, Sincolsul, Serrarias Irati e Sindimatel.

O filho João Paulo falou em nome da família de George Drewinski

Benemérito da Indústria
Já George Drewinski foi homenageado com o título de Benemérito da Indústria, que reconhece industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor no Paraná. Um líder visionário na indústria madeireira, Drewinski foi o fundador de empresas como a Incobel, Pallettimber e Drepinus.

Demonstrou habilidades de liderança excepcionais e uma visão estratégica que impulsionou o crescimento econômico em sua região. Além de seu sucesso empresarial, Drewinski era admirado por sua integridade e valores sólidos, priorizando a família e a ética nos negócios. Sua abordagem humanitária e compromisso com o desenvolvimento sustentável o destacaram como um líder responsável e modelo para outros empreendedores.

Seu legado vai além do sucesso comercial, pois sua disposição para compartilhar conhecimento e experiência deixou um impacto positivo em outras gerações, especialmente nos municípios de Guarapuava e Turvo, onde suas empresas geraram empregos e contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico local. Faleceu em 6 de novembro de 2020.

Representando a família do homenageado, o filho João Paulo Drewinski afirmou que a homenagem representa um orgulho imenso para todos os familiares. “Quando soubemos da homenagem, ficamos muito emocionados e muito sensibilizados. É uma coisa quase inexplicável o orgulho por tudo o que o nosso pai representou principalmente para a nossa família e para a região aqui de Guarapuava”, disse.

A homenagem a George Drewinski foi proposta pelo Sindusmadeira e pelo Sindirepa Guarapuava, sindicatos que representam as indústrias de Madeira e de Reparação de Veículos e Acessórios do município e região.

Homenagem ao Sindpan
Durante a solenidade, a Fiep também homenageou o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais (Sindpan-CG) por seus 20 anos de fundação. Uma placa comemorativa foi recebida pelo presidente da instituição, Darcy Miara Junior.

Outras regiões
Além de Guarapuava, as celebrações e homenagens da Semana da Indústria 2024 acontecem também em Francisco Beltrão, no Sudoeste (dia 21); Cascavel, no Oeste (dia 22); Maringá, no Noroeste (dia 23); e Apucarana, no Norte (dia 24). As atividades serão encerradas no dia 27, com uma solenidade em Curitiba.

Confira o livreto com as histórias dos homenageados de todas as regiões:

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR