Pato Branco recebe evento em comemoração ao Dia Nacional do Calcário

Empresários da indústria mineral do Paraná querem incentivar o uso do produto na agricultura para tornar os campos do Paraná mais produtivos e sustentáveis

Na próxima sexta-feira (24/5), será comemorado o Dia Nacional do Calcário. Para valorizar esta importante atividade industrial do setor mineral, o Sistema Fiep, por meio do Conselho Setorial da Indústria Mineral, com apoio do Sindicato da Indústria de Extração de Mármores – SINDEMCAP, promovem o evento híbrido e gratuito “Use Calcário”, com o objetivo de estimular o uso do produto na agricultura do estado.

O evento é direcionado a industriais, empresários do setor do agronegócio, cooperativas, sindicatos, engenheiros, agrônomos e universitários (Fotos: Guto Pimentel).

Este ano, o evento presencial ocorre na Casa da Indústria de Pato Branco (Av. Rebouças, 140 – Zona 10), às 19h30, e vai focar nas grandes oportunidades para produtores que a ampliação do uso do calcário como corretivo agrícola pode proporcionar, como ganho de produtividade e sustentabilidade.

Entre os convidados estão o engenheiro agrônomo e professor Doutor em Agronomia pela Unesp, titular da área de Fertilidade do Solo da UEPG, Eduardo Fávero Caires. Ele atua principalmente com correção da acidez, calagem, uso do gesso e adubação no sistema de plantio e vai falar sobre “Calagem, o maior alicerce da agricultura”.

Na sequência, quem se apresenta é o também engenheiro agrônomo e professor Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria, Carlos Alberto Casali. Ele atua principalmente no estudo de bioprocessos e insumos para a agricultura, processamento de resíduos orgânicos, calibração de métodos de análise de solo e bioindicadores de qualidade. Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV) e vai falar sobre o “Contexto e desafios para a calagem das lavouras no Sudoeste do PR”.

O evento é direcionado a industriais, empresários do setor do agronegócio, cooperativas, sindicatos, engenheiros, agrônomos e universitários de áreas afins. O encontro também será transmitido pelo Canal da Indústria no Youtube, para que empresários das demais regiões do estado possam participar. O público poderá debater as oportunidades que a ampliação do uso do calcário como corretivo agrícola pode trazer em benefícios para o agronegócio paranaense.

Sobre o calcário na agricultura

O uso do calcário na agricultura potencializa os efeitos dos fertilizantes e aumenta a capacidade produtiva do solo. Além disso, corrige a acidez porque aumenta o PH e fornece macronutrientes como cálcio e magnésio, neutralizando o efeito de sustâncias tóxicas para as plantas. Portanto, o uso do calcário por produtores rurais traz benefícios no curto, médio e longo prazo, principalmente aumentando a rentabilidade da plantação.

*** O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas, por isso é necessário fazer a inscrição prévia aqui.

*** Mais informações e entrevistas sobre o evento podem ser agendadas com a assessoria de imprensa, pelo whatsapp 41 99964 2559.

Programação:

Data: 24 de maio

Horário: 19h30

Local:  Casa da Indústria de Pato Branco (Rua Pedro Vieira, 120 – Trevo Patinhos)

Link de inscrição: https://forms.office.com/r/yHbGqzXjm0

Palestrante: Eduardo Fávero Caires

Tema: “Calagem, o maior alicerce da agricultura”

Palestrante: Carlos Alberto Casali

Tema: “Contexto e desafios para a calagem das lavouras no Sudoeste do PR”

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR