Guarapuava recebe Fórum Regional da Indústria promovido pela Fiep

Evento acontece no dia 21, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, e tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento do setor industrial do Paraná

Guarapuava recebe, no dia 21 de junho, o sexto de uma série de eventos que a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove para lançar os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Reunindo lideranças do setor, entidades parceiras e representantes do poder público, o evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria da região Central e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado. O encontro acontece no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, a partir das 8 horas.

Os eventos de lançamento dos Fóruns ocorrem em todas as regiões do Paraná, entre março e julho. “O grande objetivo dos Fóruns é envolver toda a comunidade e a opinião pública qualificada em torno do tema indústria”, explica o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “E debater a indústria é mostrar que o setor tem grande potencial de melhorar a renda per capita do Paraná e de seus municípios. Mas, para isso, é preciso criar um ambiente que incentive efetivamente a atividade industrial, de acordo com as necessidades, particularidades e potencialidades de cada região do Estado”, completa.

Temas prioritários
Em Guarapuava, serão apresentados o perfil atual da indústria da região Central e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre elas, questões como formação de mão de obra, empregabilidade, infraestrutura, geração e fornecimento de energia, inovação e produtividade.

O encontro inicial serve como provocação para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial de suas respectivas regiões. Um trabalho que terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em cada uma das áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.

Entidades parceiras
Em todo esse processo, estão sendo envolvidos empresários, lideranças industriais, sindicatos empresariais e representantes do poder público e de instituições ligadas ao setor produtivo de cada regional.

Na região, o evento conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar); das Associações dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) e do Cantuquiriguaçu; e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.

Outras regiões
Além de Guarapuava, outras cidades do Estado têm recebido os eventos de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Em março, os encontros foram realizados em Cascavel, na região Oeste, e em Francisco Beltrão, no Sudoeste. Em abril, foi a vez de Maringá, no Noroeste. Já em maio, Londrina, no Norte, e Irati, no Centro Sul, também sediaram o Fórum. No dia 28 de junho, acontece em Ponta Grossa e, em data ainda a ser confirmada, ocorrerá também em Curitiba.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR