A adoção de práticas ESG (social, ambiental e governança, da sigla em inglês) traz uma série de benefícios significativos para as PMEs, contribuindo efetivamente para seu crescimento e competitividade.
1. Redução de custos: implementar práticas sustentáveis pode resultar em redução de gastos, como a diminuição de resíduos e a utilização de recursos mais eficientes.
2. Acesso a incentivos e financiamentos: governos e instituições financeiras estão cada vez mais oferecendo incentivos e condições favoráveis para empresas que adotam práticas ESG, sendo, inclusive, fator de desempate em licitações e concorrências.
3. Competitividade: organizações que demonstram compromisso com a sustentabilidade tendem a conquistar a preferência dos consumidores.
4. Atração de investimentos: investidores estão valorizando instituições que se comprometem com práticas ESG com frequência crescente. Essa valorização pode atrair investimentos de parceiros que compartilham os mesmos valores e buscam negócios sustentáveis.
5. Fortalecimento da marca: a preocupação com questões ambientais e sociais fortalece reputações e conquista a lealdade dos clientes.
6. Melhoria da imagem: as boas práticas tornam organizações mais atraentes para clientes e parceiros, que cada vez mais buscam associar-se a negócios responsáveis e éticos.
7. Desenvolvimento sustentável: o ESG contribui para o desenvolvimento sustentável, ajudando a reduzir o impacto ambiental e social da empresa.
8. Mitigação de riscos: ações podem ajudar a identificar e mitigar riscos ambientais, sociais e de governança, protegendo a empresa contra possíveis crises.
Esses benefícios podem ser alcançados com uma abordagem gradual e transparente. As PMEs podem começar com uma avaliação interna de suas práticas, definir metas alcançáveis, integrar ações gradualmente e monitorar continuamente seu progresso.
Para ajudar as indústrias nesse processo, o Sesi Paraná está com as inscrições abertas para a Mentoria Sesi ESG. Empresas com CNAE industrial paranaense que se inscreverem passam pela mentoria ESG, com investimento de R$ 950 (pequena e média indústria) e R$ 2400 (grande indústria).
O objetivo é desmistificar o tema e direcionar iniciativas, processos e projetos sustentáveis que possam ser implementados, seguindo a realidade de cada uma. Para que isso aconteça, um time com colaboradores de diferentes setores da organização é formado para passar por uma capacitação. Eles, que têm o real conhecimento da empresa, juntamente com técnicos do Sesi e do Senai, realizam um diagnóstico para determinar o nível de maturidade das práticas em ESG da instituição. A partir disso, indicadores são priorizados para serem potencializados.
As inscrições devem ser feitas no site www.sesipr.org.br/chamadasesiesg