Oportunidades no mercado Halal foram tema de seminário em Londrina

Evento apontou tendências e demandas do mercado árabe para ampliar a variedade das exportações paranaenses

O vice-presidente da Fiep, Irineu Munhoz, participou nesta quinta-feira (20/6), de um seminário sobre as oportunidades do mercado Halal para industriais paranaenses na Casa da Indústria de Londrina, no norte do estado. O objetivo foi esclarecer de que forma essa cultura pode impulsionar a internacionalização de empresas e fortalecer a cultura exportadora paranaense para as comunidades islâmicas.

Irineu Munhoz abriu o evento e falou das oportunidades do mercado para indústria do Paraná (Foto: Divulgação Fiep)

Para indústrias que já exploram este mercado, a meta foi ampliar a variedade das exportações brasileiras para os países árabes, informando o público sobre novas perspectivas, tendências e nichos nesses mercados. Com isso, a organização espera fortalecer o fluxo comercial do Brasil no cenário global.

No idioma árabe, Halal significa algo que está de acordo com as regras estabelecidas pela Lei Islâmica, que rege os costumes muçulmanos. Neste sentido, o evento apresentou oportunidades deste mercado e do projeto Halal no Brasil, que promete ser uma ferramenta eficiente para auxiliar empreendedores a iniciar uma atividade de comércio com os países da região.

O Brasil é o principal exportador do mundo de proteína Halal e os produtos nacionais são bem recebidos pela cultura árabe. Por isso, o evento teve como foco principal a participação de empresários do segmento de alimentos e bebidas da região norte do Paraná, com destaque para massas, pães, doces, biscoitos, chocolates e sucos.

A programação foi ampla e tratou inicialmente de conceitos de internacionalização para indústria e regime de origem. Na sequência, foram discutidos detalhes sobre o conceito de Halal, sua relevância no mundo contemporâneo, questões produtivas e certificações. Logo depois, foram apontadas especificidades do mercado Halal, como abrangência, setores, crescimento, tendências e potencial para produtos brasileiros. A parte final foi reservada para tratar do projeto Halal do Brasil e como ele pode ajudar empresas paranaenses a explorarem este mercado, além da apresentação de cases de sucesso no segmento.

O seminário foi realizado pela Fiep e pelo Projeto Halal do Brasil, com promoção por meio do Centro Internacional de Negócios e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e ApexBrasil. O evento teve ainda o apoio do Cifal e parceria da Invest Paraná.

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