Produtividade e energia estarão entre temas do Fórum Regional da Indústria em Ponta Grossa

Evento no próximo dia 28 tem o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento do setor industrial em todo o Paraná

O aumento da produtividade do setor industrial e a geração e fornecimento de energia elétrica estão entre os temas que serão debatidos, no próximo dia 28, no evento de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria em Ponta Grossa. Promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o encontro, que vai reunir empresários, instituições ligadas ao setor produtivo e representantes do poder público, será realizado no auditório da unidade do Sesi, das 8h às 12 horas. A reunião dá início a um processo contínuo de mobilização da sociedade da região em torno do fortalecimento da indústria e da construção de uma política industrial efetiva para o Paraná.

Como já fez nos eventos anteriores de lançamento – realizados em Cascavel, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina e Irati, e que nesta sexta (21) acontece em Guarapuava –, a Fiep vai apresentar temas como forma de reflexão sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Em especial, ações para que, internamente, as empresas melhorem sua produtividade e, assim, tornem-se mais competitivas. O panorama da geração e fornecimento de energia, que vem se mostrando um desafio para o desenvolvimento industrial em muitas localidades, também será debatido.

Indicação de prioridades
Além disso, no evento de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria em Ponta Grossa, os participantes também poderão votar nos temas que consideram prioritários para o setor industrial da região. Nas demais regionais já visitadas, questões relacionadas a empregabilidade, infraestrutura, fornecimento de energia e incentivo à inovação apareceram como as mais votadas.

Após o lançamento, a Fiep dará continuidade ao trabalho dos Fóruns Regionais ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em cada uma das áreas indicadas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Federação formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para o Paraná.

Destaque nacional
A mobilização que a Fiep vem promovendo no Estado para mostrar a importância de uma política industrial que permita maior crescimento ao setor tem conquistado inclusive reconhecimento nacional. Em recente visita ao Paraná, o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, afirmou que considera a ideia “absolutamente disruptiva”.

Em sua opinião, é importante que as Federações estaduais que integram o Sistema Indústria coloquem esse tema em pauta. “Nosso Sistema tem que trabalhar o consenso social em torno de valores, de premissas do desenvolvimento que devem se colocar como um consenso de toda a sociedade para balizar o sistema político”, disse. “Esse é um desafio de país. É uma política de Estado o desenvolvimento industrial, a melhoria do capital humano, gerar mais oportunidades para o país. Tudo isso tem a ver com essa bela iniciativa que a Federação das Indústrias do Estado do Paraná tem liderado”, completou.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR