Aconteceu hoje (27), em Guarapuava, a última rodada dos Fóruns Regionais de Planejamento e Desenvolvimento Territorial, iniciativa promovida pelo governo estadual e que tem o objetivo de reunir lideranças, entidades da sociedade civil organizada, empresários locais e academia em torno dos instrumentos de planejamento que visam o desenvolvimento territorial e o monitoramento de políticas públicas.
Representando a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) esteve o diretor da Fiep, Edson Hideki Ono, que destacou o Fórum como uma iniciativa que tem alta convergência com os objetivos da Federação, integrando representantes da sociedade a favor do desenvolvimento local.
“Esse evento percorreu todas as regiões do Paraná e vejo que foram ações muito estratégicas, em que a Fiep continuará contribuindo de forma ampla. Um exemplo são os conselhos temáticos e setoriais, que devem agir alinhados com os temas discutidos no Fórum, fortalecendo as regiões e considerando as particularidades dos setores industriais”, citou, Edson.
O governo estadual promove os Fóruns como uma estratégia para compreender as particularidades de cada região em um processo participativo e inclusivo, com a finalidade de assimilar os desafios e as oportunidades de cada uma, para assegurar que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficaz e que atendam às necessidades e expectativas da população.
A Fiep esteve presente em todas as cinco rodadas que percorreram o estado paranaense desde maio, com o objetivo de contribuir ativamente na elaboração de propostas que possam estimular a industrialização das regiões. Essa mais uma iniciativa que se soma a missão de tornar o Paraná um ambiente cada vez mais propício para a indústria em todos os seus segmentos.
O encontro, que teve início em Cascavel, no dia 23 de maio, e passou por Curitiba, Londrina e Maringá, contou com palestras dos secretários de Planejamento, Guto Silva; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; além do consultor internacional Jean Edouard Tromme, com a palestra “Medellín: Um modelo de transformação territorial”, a respeito da experiência da cidade da Colômbia.
(Divulgação: Agência Estadual de Notícias).