Debate sobre indústria da capital encerra série de eventos de lançamento dos Fóruns Regionais

Encontro promovido pela Fiep reuniu lideranças industriais e representantes do poder público para levantar prioridades do setor

Evento foi realizado no Campus da Indústria do Sistema Fiep (Fotos: Gelson Bampi)

Com um encontro em Curitiba, nesta terça-feira (9), a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) encerrou o ciclo de lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria. Ao todo, cerca de 1.600 lideranças participaram dos eventos realizados em oito cidades, com o objetivo de iniciar um debate sobre as prioridades para o desenvolvimento industrial das diferentes regiões do Estado. O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que os Fóruns têm como objetivo, ainda, contribuir para a construção de uma política industrial para o Paraná.

Confira mais fotos do evento

“Tivemos uma rodada de trabalho em todo o Estado, de acordo com um planejamento feito pela atual diretoria da Fiep, levando o tema da indústria de forma contundente e mostrando o quão importante é o nosso setor para o PIB e para o desenvolvimento do Paraná”, disse Vasconcelos. “Onde temos indústria, temos PIB per capita mais alto, por isso é importante mostrar qual é a sua função e reforçar que ela não concorre com os outros setores. Mas sim mostrar que um Estado pujante e forte é um Estado que tem uma indústria consolidada”, acrescentou.

Nos próximos meses, a Fiep realizará oficinas temáticas em todas as regiões para aprofundar as necessidades em relação aos temas prioritários apontados pelos participantes dos eventos de lançamento dos Fóruns. E, em 2025, fechando o ciclo, novos eventos serão realizados em todo o Estado para repactuar as prioridades e direcionar encaminhamentos regionais. “Essas oficinas serão permanentes e queremos, ao final de um ano, junto com todos os nossos parceiros, fazer uma bela entrega de uma proposta de política industrial para o Paraná”. concluiu o presidente.

Perfil da indústria
No evento desta terça, foi apresentado um perfil da indústria da região Leste do Estado, que contempla a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral. Essa área tem os municípios de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Paranaguá, Campo Largo, Pinhais, Colombo, Lapa, Fazenda Rio Grande e Rio Branco do Sul entre os mais industrializados. Esses dez municípios, onde vive 80,9% da população regional, respondem por 92,4% do PIB Industrial da Região.

Em termos de representatividade da indústria, o setor responde por 32% do PIB total da região, índice superior ao da média estadual, que é de 27%. Além disso, entre 2011 e 2021 a região, que já possui um parque fabril consolidado há algumas décadas, registrou um crescimento de 87% em seu PIB Industrial, enquanto a média estadual foi de 110%.

Prioridades
Durante o evento de lançamento do Fórum Regional em Curitiba, os participantes votaram em quais temas consideram mais relevantes para o desenvolvimento industrial da região. Infraestrutura, empregabilidade, inovação e produtividade foram as áreas mais apontadas. A partir dos próximos meses, a Fiep realizará oficinas temáticas em todas as regiões para aprofundar as necessidades em relação a esses e outros assuntos que impactam nas atividades industriais regionais.

Os participantes também votaram em quais aspectos consideram mais relevantes para serem aprimorados em âmbito municipal para que a indústria possa se desenvolver adequadamente. As áreas mais indicadas foram desburocratização de licenciamentos, planos de atração de investimentos, mobilidade urbana e planos diretores.

Representatividade
Ainda no evento de lançamento do Fórum Regional da Indústria em Curitiba, a Fiep oficializou a nomeação de seu vice-presidente Helio Bampi como representante da entidade no comitê gestor do Pró-Metrópole – Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba. O grupo, que reúne diferentes entidades do setor produtivo, da sociedade civil organizada e do poder público, é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento socioeconômico dos 29 municípios que formam a Região Metropolitana da capital.

“Aqui, o Fórum congrega várias entidades, a Assomec e o programa Pró-Metrópole, que reúne todos os setores privados e estatais, para que realmente possamos atingir o objetivo de ter uma Região Metropolitana de Curitiba desenvolvida, voltada para uma indústria forte, pujante e inovadora”, disse Bampi.

Parcerias e presenças
Na região Leste, o Fórum Regional da Indústria conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec); do Pró-Metrópole; e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.

O evento de lançamento teve uma palestra do secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros. “Participei, junto com o presidente Edson Vasconcelos e a sua equipe, de todas as reuniões. Ouvimos diferentes prioridades em cada região mas, em essência, infraestrutura, inovação, qualidade da energia e incentivos fiscais são os temas mais demandados pelos empreendedores que querem gerar mais empregos no Paraná”, disse. “O governo do Estado, pela nossa secretaria, ouviu tudo atentamente e vai fazer todo o possível para que, de mãos dadas com os empresários, com a Federação das Indústrias e com o setor produtivo, possamos atender essas demandas e melhorar o ambiente de negócios no Paraná, que é o estado que mais cresce na economia em todo o Brasil”, completou o secretário.

Entre outras autoridades, também estiveram presentes na reunião desta terça o secretário executivo da Assomec, Neco Prado, que representou oficialmente também o comitê gestor do Pró-Metrópole, e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, José Gava Neto. Também participaram do encontro lideranças industriais, incluindo diversos diretores da Fiep e presidentes de sindicatos empresariais filiados à Federação.

Outras regiões
Além de Curitiba, as cidades de Londrina, no Norte,  Maringá, no Noroeste, Francisco Beltrão, no Sudoeste, Cascavel, no Oeste, Irati, no Centro-Sul,  Guarapuava, no Centro, e Ponta Grossa, no Centro-Oriental, também receberam o lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR