Vinte e sete de julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma data que destaca a importância de medidas preventivas para garantir a Segurança e a Saúde dos trabalhadores. Segundo dados do INSS/CATWEB de 2022, o Brasil registrou 612,9 mil acidentes de trabalho, dos quais 44,8 mil foram no Paraná. Desse total, 232 acidentes resultaram em óbito no estado. Vale ressaltar que os números são dos casos registrados, por isso, subnotificados.
A cidade de Curitiba lidera o ranking estadual de notificações, com 20,8% dos acidentes de trabalho, seguida por Cascavel com 6,44% e Londrina com 5,65%. Esses números ressaltam a necessidade de um compromisso contínuo com a segurança no ambiente de trabalho e com a criação da cultura da prevenção.
“A cultura da prevenção de acidentes é baseada na conscientização, responsabilidade e envolvimento de todos os trabalhadores na identificar e mitigar riscos no ambiente de trabalho”, afirma Mariano Alberich, Engenheiro de Segurança do Trabalho no Sesi do Paraná. “Envolve treinamentos regulares, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), e inspeções periódicas dos equipamentos. Também fomenta a comunicação aberta sobre segurança e promove um ambiente organizado e ergonomicamente adequado. Ao priorizar a prevenção, cria-se um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo”, completa.
A seguir, confira dicas de como prevenir acidentes:
1. Treinamento e capacitação
Ofereça treinamentos regulares para os trabalhadores sobre práticas seguras e sobre as atividades de riscos no ambiente de trabalho. Capacite-os também quanto ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs).
2. Manutenção e inspeção de equipamentos
Realize inspeções periódicas e manutenções preventivas em todas as máquinas e equipamentos, garantindo que estejam em conformidade com as normas de segurança.
3. Gestão de riscos
Identifique e avalie os riscos associados a cada atividade e implemente medidas de controle para mitigar os riscos identificados. Ou seja, esteja com o PGR em dia!
4. Cultura de segurança
Promova uma cultura de segurança na qual todos os trabalhadores se sintam responsáveis pela prevenção de acidentes. Incentive a comunicação aberta sobre questões de segurança e a denúncia de situações de riscos.
5. Ambiente de Trabalho Seguro
Assegure que o ambiente de trabalho esteja sempre limpo, organizado e livre de obstáculos. Adeque as condições ergonômicas dos postos de trabalho para prevenir lesões.
No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Sesi Paraná, principal provedor de serviços de Segurança e Saúde para as indústrias no estado, reforça a importância de um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os trabalhadores. “A implementação dessas medidas preventivas não só reduz os índices de acidentes, mas também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e para o aumento da produtividade das empresas”, finaliza Mariano.
Para saber mais acesse www.sesipr.org.br/segurancaesaude