A estudante do Sesi Curitiba – Campus da Indústria, Brenda Brito, ganhou o 3º lugar na categoria Microsoft Excel 365, no campeonato mundial Microsoft Office Specialist (MOS). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 31, na Califórnia.
Dos seis representantes brasileiros na competição internacional, quatro eram do Sesi Paraná. “Nossos estudantes se prepararam intensamente desde março. No entanto, mais importante do que a competição em si é o objetivo de proporcionar experiências significativas para nossos estudantes, contribuindo para a transformação digital que é uma pauta importante para o Sesi, além de promover a integração destes alunos com estudantes e profissionais de outras nações”, diz a gerente sênior de Educação e Cultura do Sesi, Raquel do Nascimento.
Brenda afirma que a competição foi difícil e que não esperava estar no pódio. “O modelo de prova do MOS muda todos os anos, mas eu saí satisfeita por ter conseguido terminar o desafio. De toda forma, não ficou do jeito que eu queria e estava desapontada porque sabia que conseguiria ter feito melhor. Porém, na premiação, quando me chamaram para o pódio, acho que foi um dos momentos mais surreais da minha vida”, diz.
No ano passado, o estudante Felipe Rodrigues Milicio ficou no top 10 na categoria Microsoft PowerPoint 2019. Em 2024, o processo de preparação dos classificados brasileiros para a etapa internacional contou com um curso preparatório em Curitiba, reunindo os quatro estudantes do Sesi Paraná e os dois estudantes do Sesi Pernambuco.
A professora do Sesi Curitiba, responsável pelas certificações e preparação da delegação paranaense para o MOS, Letícia Mancia, conta que o apoio da instituição foi muito importante para o resultado. “Além da preparação semanal, eles também se prepararam com um curso preparatório oferecido pela Big Brain, em parceria com o Departamento Nacional do Sesi. Foi um esforço em conjunto para que esse resultado chegasse.”
Letícia explica que, em todas as categorias, as provas foram bem complexas, exigindo conhecimento técnico de todas as plataformas. “Para o projeto criativo, os competidores de Word precisavam conhecer planilhas do Excel; competidores de PowerPoint precisavam conhecer o Word; e os competidores de Excel tinham de conhecer o PowerPoint”, diz.
Neste ano, além do 3º lugar de Brenda, os estudantes do Sesi Paraná ficaram entre os 10 melhores nas categorias Microsoft PowerPoint 365 (Laura Boaron – 9º lugar) e Microsoft Word 365 (Boris Kunifas – 6º lugar).