Como continuidade dos Fóruns Regionais da Indústria, instalados neste ano, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, ao longo do mês de agosto, oficinas temáticas para debater as prioridades do setor em relação à questão energética. Nos encontros, serão apresentadas informações técnicas sobre o tema e levantadas as principais demandas dos industriais nessa área em cada uma das regionais.
Os primeiros encontros acontecem em Londrina, no dia 7, reunindo empresários e lideranças da região Norte, e em Maringá, no dia 8, abrangendo a região Noroeste. Ainda em agosto, as oficinas sobre energia também serão realizadas nas cidades de Pato Branco (Sudoeste), no dia 20; Cascavel (Oeste), no dia 21; Guarapuava (Campos Gerais/Centro), no dia 27; Irati (Campos Gerais/Centro-Sul), no dia 28; e Ponta Grossa (Campos Gerais/Centro-Oriental), no dia 29. A programação será encerrada em 5 de setembro, com uma reunião em Curitiba.
A organização das oficinas temáticas está sendo conduzida pelos Conselhos Regionais da Fiep, instalados junto com a criação dos Fóruns para ampliar a representatividade da indústria em todo o estado. Os subsídios técnicos serão apresentados pelo Conselho Temático de Energia da Federação, enquanto a Gerência de Desenvolvimento Industrial e Social da entidade aplicará a metodologia para priorização das demandas levantadas pelos participantes.
Sobre os Fóruns Regionais
Os Fóruns Regionais da Indústria reúnem empresários, lideranças do setor, entidades parceiras e representantes do poder público com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento do setor industrial de todo o Paraná. Os eventos de lançamento dos Fóruns ocorreram entre março e julho deste ano, em oito cidades do estado.
Além de mostrar que a indústria é uma grande impulsionadora do desenvolvimento, a inciativa serve para levantar as necessidades, particularidades e potencialidades de cada regional. Após a rodada de lançamento, em que os participantes apontaram as áreas que mais impactam na atividade industrial de suas regiões, a Fiep realizará, neste segundo semestre, uma série de oficinas temáticas para aprofundar as discussões sobre as demandas regionais. Além de energia, infraestrutura, empregabilidade e produtividade também serão abordadas em encontros específicos posteriores.
Todo o conteúdo coletado nesse processo servirá de subsídio para que a Federação formule propostas concretas para uma política industrial efetiva para o Paraná.