Nos dias 5 e 6 de agosto, o vice-presidente da Fiep, Marcos Dybas, acompanhado pelo gerente de Relações Internacionais, Higor Mezes, representou o presidente Edson Vasconcelos no Seminário Oportunidades de Negócios Projeto Comprador Halal Brasil. Durante o evento, eles tiveram a oportunidade de destacar a força e o potencial da indústria paranaense.
Realizado pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, em parceria com a Apex Brasil, o seminário forneceu valiosas informações sobre oportunidades de exportação para países árabes e promoveu uma rodada de negócios com compradores do setor alimentício de diversos países membros da Liga Árabe.
Seis indústrias alimentícias do Paraná participaram da rodada de negócios, reunindo-se com potenciais compradores internacionais e gerando expectativas positivas para futuros negócios.
Ainda esta semana, parte do grupo de compradores, acompanhados pela Câmara Árabe e pelo Centro Internacional de Negócios da Fiep, visitará a região de Cascavel para conhecer de perto o vigor da indústria alimentícia paranaense.
A missão é integrada por doze importadores da Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Egito, Jordânia, Kuwait, Líbano, Malásia, Omã e Tunísia, que já trabalham com o alimento nacional, mas desejam ampliar o portfólio com novos produtos e fornecedores do Brasil.
O Halal do Brasil também oferece subsídio a empresas brasileiras de alimentos e bebidas que desejam adquirir a primeira certificação halal para suas linhas de produtos, especialmente alimentos processados e de valor agregado.
Nos mercados muçulmanos, a certificação é obrigatória para boa parte dos alimentos. Ela atesta ao consumidor que o alimento foi produzido em respeito às tradições do islamismo, sendo, ainda, isento de insumos proibidos, como álcool e derivados suínos.