Representando o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, o industrial Lieser Augusto Belenzier, que faz parte do Conselho Regional da Indústria no Oeste, participou neste sábado (17/8), em Toledo, do Seminário sobre Agricultura de Precisão, que reuniu especialistas de renome nacional e internacional para discutir o futuro do nosso agronegócio.
O evento, promovido pelo Sistema Ocepar e pela JICA, com o apoio do HUB Senai Paraná Cooperativo, contou com a participação de uma comitiva do Japão especializada no tema. Isso reforçou os laços de cooperação com o Paraná e abriu novas oportunidades para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras no campo.
A agricultura de precisão, que se caracteriza por um sistema de gerenciamento agrícola que considera a variação espacial e temporal das unidades produtivas, é um caminho promissor para aumentar a eficiência econômica e a sustentabilidade das atividades agrícolas. É uma prática que visa não apenas o aumento da produtividade, mas também minimizar os impactos ambientais, garantindo um futuro mais sustentável para o campo.
“As palestras foram fundamentais para promover a troca de conhecimento e criar novas oportunidades para o agronegócio paranaense, que é um dos pilares da nossa economia”, disse o conselheiro da Fiep. “O intercâmbio de ideias e experiências promovido no seminário colaborou para o desenvolvimento de novas práticas e tecnologias e estou certo de que, a partir deste encontro, novas parcerias possam surgir para o crescimento sustentável do agronegócio no Paraná”, resumiu.
Entre os participantes da comitiva japonesa estavam Sakae Shibusawa, coordenador do Programa de Doutorado em Agricultura de Precisão da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio; Hideki Hiroshige, consultor da Oriental Global; Yoshiharu Yamamoto, presidente da Vision Tech Inc; Shuhei Okada, pesquisador da Vision Tech Inc.; Ricardo Inamassu, pesquisador sênior da Embrapa e presidente do Projeto para Agricultura de Precisão no Brasil; e Nobuyuki Kimura, coordenador sênior da JICA para Projetos voltados ao Agro.
“A sinergia entre a indústria e o agronegócio tem sido essencial para a transformação de culturas em produtos de maior valor agregado, aumentando a competitividade do Paraná no cenário nacional e internacional”, concluiu Belenzier.