O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, reuniu-se nesta quarta-feira (21) com o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Angel Delgadillo. O encontro, realizado no Consulado Geral do país em Curitiba, foram debatidas questões relacionadas ao fortalecimento das relações comerciais e ao desenvolvimento conjunto do Paraguai e do Paraná, com a busca de caminhos para ampliar a colaboração e a parceria entre as duas regiões em diversas áreas.
Pela Fiep, estiveram presentes também o vice-presidente José Carlos de Godoi, que é também vice-coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais da entidade, e o diretor José Eduardo de Souza Peixoto, vice-coordenador do Conselho Temático de Energia. Já pela representação paraguaia, participaram a Cônsul-Geral do Paraguai em Curitiba, Maria Amarilla, o Cônsul do Paraguai em Curitiba, Santiago Riquelme, e o adido comercial do país para o Brasil, Sebastian Bogado.
Vasconcelos agradeceu a recepção e destacou que o estado e o país vizinho já possuem uma grande integração em diversas áreas. “Paraná e Paraguai são muito próximos e o Paraguai é uma inspiração para nós hoje pela segurança jurídica que dá ao empresário e por seu ambiente de negócios”, disse. O presidente do Sistema Fiep ressaltou, ainda, que é possível ampliar a cooperação principalmente em temas como energia e infraestrutura de transportes, já que o Paraná pode ser uma saída para o escoamento da produção paraguaia.
O embaixador Juan Angel Delgadillo, por sua vez, destacou que Paraná e Paraguaia tem um pacote de oportunidades para ampliar a cooperação em diversas áreas, inclusive em infraestrutura logística. “Quanto mais opções dermos às empresas nessa área, melhor”, afirmou, colocando a embaixada e o consulado à disposição para ampliar a cooperação nesse e em outros temas.