De 10 a 15 de setembro acontece na cidade de Lyon, na França, a 47ª edição da WorldSkills Competitions, olimpíada do conhecimento conhecida como a maior competição de profissões de nível técnico do mundo.
O Brasil compete em 56 ocupações ligadas à indústria e ao comércio e o Senai Paraná representa o país nas ocupações # 53 – Computação em Nuvem e # 55 Tecnologia da Água.
“Participar da WorldSkills 2024 é uma oportunidade única para todos nós. Estaremos lado a lado com competidores de altíssimo nível e isso nos enche de orgulho. É graças ao empenho e ao desempenho excepcional dos nossos alunos-competidores e equipe técnica que estamos tendo essa oportunidade de representar o Brasil nessa competição de prestígio. Estamos imensamente gratos por estarmos representando o Paraná e o Brasil com tanto talento e dedicação”, afirma Fabiane Franciscone, Diretora Regional do Senai Paraná.
Na ocupação # 53 – Computação em Nuvem, a disputa vem com Thiago Rocha de Araújo, do Senai Londrina, que é bicampeão nacional da WS Brasil na modalidade, além de acumular títulos como campeão mundial da Sansung Skills 2021 e vice-campeão do Friendly Cloud Computing Competition 2024, realizado em Dublin, na Irlanda.
“Participar da WorldSkills novamente é algo muito importante para mim. Experimentar novamente essa sensação como competidor é incrível. Esse momento está sendo muito importante para mim, para minha família e meus professores. Isso é resultado do nosso trabalho e mostra que estamos evoluindo muito desde a última competição até hoje. Agora, vamos com tudo para França”, comemora Thiago.
O Senai Paraná já é referência mundial em Computação em Nuvem e Thiago segue o legado deixado por seu antecessor, também do Senai Londrina, Leandro Ribeiro Moreira, vice-campeão mundial na mesma modalidade, durante a edição 2019 da WorldSkills realizada na Rússia.
Em 2022, Thiago já havia conquistado o ouro e a vaga para representar o Brasil na WorldSkills programada para acontecer em Shanghai, na China e que, em decorrência da pandemia de covid-19, foi cancelada pela primeira vez na história.
Já na # 55 – Tecnologia da Água, a representação é feminina, com Lorena Virginia Costa Souza, que treina no Senai CIC, em Curitiba. A maior unidade do Senai no estado, além de ser a única escola de nível técnico do Brasil com uma planta disponível para preparação de profissionais em Tecnologia da Água, incluindo softwares, química, circuitos hidráulicos e de automação.
“Eu tenho um agradecimento especial ao Senai do Paraná por abraçar esse sonho comigo. Tenho certeza de que vamos conquistar um resultado de excelência lá fora e eu vou ser eternamente grata por esta oportunidade. Sem essa parceria não seria possível chegar aonde eu cheguei e conhecer tudo o que eu conheci. Fica aqui o meu agradecimento ao Senai do Paraná por essa oportunidade de participar da WorldSkills 2024 em Lyon”, disse Lorena, que já foi treinadora e competidora desta mesma ocupação pelo Senai de Pernambuco, conquistando o 2º lugar na WS Brasil na modalidade.
Em 2024, a convite do Senai Paraná, que é a escola de nível técnico referência no Brasil para treinamento em Tecnologia da Água, Lorena mudou-se para Curitiba com objetivo de treinar exclusivamente para o mundial em Lyon.
A Delegação do Paraná conta ainda com o expert treinador Jorge Enjiu Junior, integrante da equipe responsável pelo treinamento do aluno-competidor de São Paulo, Gabriel Dias, que vai representar o Brasil na modalidade # 20 – Construção em Alvenaria.
A comitiva do Paraná embarca nesta sexta-feira, 6 de setembro para São Paulo e segue rumo à França. Já na Europa, seguem as agendas conforme orientações da Delegação do Brasil rumo ao mundial, em Lyon.
No mundial, estarão presentes cerca de 1.400 competidores de 72 países. O Brasil tem tradição no torneio e figura entre os melhores países no quadro de medalhas, tendo conquistado o 3º lugar geral na última edição.
O resultado com os melhores profissionais de nível técnico do mundo está previsto para ser divulgado no domingo, 15 de setembro. Pelo histórico e tradição, tanto em Computação em Nuvem quanto em Tecnologia da Água, o Paraná está no topo para conquistar grandes colocações.
Conheça a Delegação do Paraná que vai representar o Brasil na WorldSkills 2024 (WS) em Lyon, França
Edson José de Vasconcelos – Presidente do Sistema Fiep
João Alberto Soares de Andrade – Vice-Presidente do Sistema Fiep
Fabiane Franciscone – Diretora Regional do Senai Paraná
Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro – Gerente Sênior de Educação Profissional do Senai Paraná
Marcos Vinicios Fragona – Delegado Técnico do Senai Paraná para a WorldSkills
Adriano Marlon da Silva – Treinador/Expert #55 Tecnologia da Água
Jorge Enjiu Junior – Treinador/Expert #20 Construção em Alvenaria
Gabriel de Oliveira Galdino – Treinador #53 Computação em Nuvem
Thiago Rocha de Araújo – Competidor #53 Computação em Nuvem
Lorena Virginia Costa Souza – Competidor #55 Tecnologia da Água