Com oito décadas de experiência e compromisso com a indústria paranaense, a Fiep contribui para a competitividade de empresas que desejam acessar mercados globais com isenção ou redução de tarifas alfandegárias. Para que as negociações comerciais internacionais sejam realizadas, é essencial que a indústria atenda a uma série de pré-requisitos e exigências que comprovem a procedência das mercadorias, sendo o Certificado de Origem um dos principais documentos que atestam essa conformidade.
Este documento proporciona tratamento preferencial para indústrias, em países que possuem acordos bilaterais com o Brasil. O principal objetivo é aumentar a competitividade dos exportadores brasileiros, reduzindo ou isentando seus produtos do imposto de importação (II) no destino, desde que atendam às regras exigidas pelos acordos comerciais.
O Sistema Fiep, por meio da Gerência de Relações Internacionais, coordenação de Certificação de Origem, já emitiu mais de 1 milhão de certificados desde 1988, e está preparado para apoiar empreendedores e indústrias em todo o processo de certificação e qualificação de origem, inclusive com consultoria especializada, garantindo conformidade com os requisitos internacionais. A Fiep possui equipe técnica de analistas capacitados e experientes, que acompanha todas as etapas do processo de emissão do Certificado de Origem, o que garante ao cliente um atendimento ágil e personalizado com confiabilidade jurídica.
Desde 2022, a Fiep é reconhecida pela International Chamber of Commerce (ICC)/World Chambers Federation (WCF,) na Cadeia Internacional de Acreditação, para emissão do documento com um selo de qualidade, comprometendo-se em adotar procedimentos de verificação transparentes e responsáveis. O selo é reconhecido internacionalmente e confere integridade e credibilidade à instituição na emissão do certificado.
O Certificado de Origem está diretamente ligado à competitividade e às oportunidades que impulsionam o mercado, pois permite à indústria reduzir sua exposição às variações cambiais e ao aumento dos custos logísticos e de matérias-primas. Além disso, ele não favorece apenas o país importador, já que a isenção parcial ou total de impostos também se aplica ao Brasil na importação de produtos, em um acordo bilateral.
Mais informações sobre a emissão do Certificado de Origem ou agendamento de consultoria estão disponíveis no site: www.fiepr.org.br/cinpr/certificadodeorigem.