O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ) recebeu recentemente a visita do gerente de inovação e novas tecnologias da Eletrobras, Frederico Taves. A visita ocorreu nas dependências do ISI-EQ, localizado no Campus da Indústria, em Curitiba.
Durante o encontro, Taves destacou a importância da parceria entre a Eletrobras e o ISI Eletroquímica, que está envolvido em um projeto inovador desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.
O projeto, intitulado “Desenvolvimento de Protótipos de Bateria de Íons-Lítio com Alto Grau de Nacionalização para Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS)”, visa desenvolver baterias com maior conteúdo nacional para armazenamento de energia.
Taves também elogiou o trabalho do ISI Eletroquímica, agradecendo a receptividade e ressaltando a excelência na condução dos projetos.
Plano piloto
De acordo com Francisca Elenice Rodrigues de Oliveira, pesquisadora do ISI Eletroquímica, a parceria com a Eletrobras tem como principal objetivo suprir a demanda interna atualmente.
“O projeto contempla o desenvolvimento da cadeia de insumos para a produção de baterias de íons de lítio no Brasil. Além disso, é o plano piloto nacional para estimular as empresas produtoras de carbono, como também, empresas de mineração e siderurgia a impulsionarem o portfólio dos seus produtos visando o mercado de baterias. Considerando a concorrência mundial por insumos e a limitação de fornecedores chineses para exportação de produtos, é de suma importância para os próximos anos desenvolver no Brasil novos mercados e tecnologias de energias alternativas”, finaliza.
Sobre o ISI- EQ: pioneiro no Brasil em sua área, destaca-se por sua avançada infraestrutura laboratorial e por contar com uma equipe altamente qualificada. Especializado em pesquisas aplicadas à indústria, oferece soluções inovadoras no desenvolvimento de produtos e processos, impulsionando a competitividade e sustentabilidade de diversos setores. Como uma unidade credenciada pela Embrapii, garante a excelência dos serviços prestados. Além disso, atua de forma colaborativa com outros Institutos Senai de Inovação no país, adaptando-se às demandas específicas de cada projeto desenvolvido em parceria com a indústria.