O Sesi Paraná lança a 6ª edição do Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar, voltado para indústrias do estado que buscam promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para seus colaboradores. As empresas interessadas têm até 20 de janeiro de 2025 para se inscrever na premiação, que visa reconhecer as melhores iniciativas nas áreas de segurança e saúde ocupacional.
Robson Gravena, gerente de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, na entrega da edição de 2023
Para participar, é necessário possuir certificação vigente do Great Place to Work® (GPTW), com pontuação mínima de 70 pontos. A certificação GPTW, que mede o clima organizacional, é a primeira etapa do processo. Empresas que atingirem essa pontuação e forem CNAE Indústria ou contribuintes do Sistema Fiep são automaticamente convidadas a participar da segunda fase, conduzida pelo Sesi Paraná.
Nesta etapa, que é gratuita, o Sesi aplica um questionário específico para avaliar detalhadamente as práticas voltadas à segurança e saúde no ambiente de trabalho. “O questionário aborda ações concretas implementadas nas empresas e sua pontuação segue os mesmos critérios de certificação do GPTW: 70 pontos ou mais garantem o certificado Sesi”, afirma Deisi Paloschi Rose, analista de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná e contato do Troféu Sesi. Elas recebem um selo que poderão usar em seus materiais promocionais por um ano.
Além das questões objetivas, as empresas respondem a uma pergunta aberta, na qual descrevem uma boa prática em segurança, saúde ou bem-estar. Para validar a resposta, é necessário anexar evidências que comprovem a eficácia da ação descrita, como imagens, vídeos e relatórios. A resposta é avaliada por uma banca de três técnicos do Sesi, que atribuem uma nota baseada na clareza, inovação e impacto da prática.
Como uma novidade nesta edição, a nota final para a premiação é composta por 2/3 da avaliação do Sesi e 1/3 da pontuação obtida no GPTW. As empresas mais bem colocadas em cada categoria – micro e pequena, média e grande porte – recebem uma visita técnica do Sesi, que verificará in loco se as práticas descritas no questionário foram efetivamente implementadas. Essa visita pode alterar a classificação final, dependendo das conclusões dos avaliadores.
O evento de premiação está previsto para o primeiro semestre de 2025, em Curitiba, no Campus da Indústria. As empresas vencedoras serão reconhecidas com o Troféu Sesi e todas as empresas certificadas recebem uma placa.
Para mais informações e inscrições acesse o site www.sesipr.org.br/trofeusesi