Fiep reúne mais de 350 lideranças do Oeste em comemoração do Dia da Indústria

Evento realizado em Cascavel, na noite desta quinta (22), foi marcado por homenagens a três industriais da região

Cerimônia foi realizada no Tuiti Esporte Clube, com a presença de autoridades e lideranças industriais de toda a região (Fotos: Gelson Bampi)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promoveu, nesta quinta-feira (22), em Cascavel, o evento que marcou a comemoração do Dia da Indústria no Oeste do estado. Realizada no Tuiuti Esporte Clube, a cerimônia reuniu mais de 350 lideranças da região, que prestigiaram as homenagens prestadas pela entidade a empresários com expressivas contribuições para o desenvolvimento industrial. Foi entregue a Medalha do Mérito Industrial a Miguel Moreira da Silva, da Doces Fronteira, e Vilson Vilmar Basso, da Seven Têxtil, além do título de Benemérito da Indústria à família de Julio Cezar Mariga, da Akimizaria Confecções Ltda.

Confira a galeria de fotos do evento

As comemorações, que fazem alusão ao Dia Nacional da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio, estão percorrendo todas as regiões do estado. Em Cascavel, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou a força do parque fabril do Oeste, que já responde pelo segundo maior PIB Industrial do estado, atrás somente da Região Metropolitana de Curitiba. “A indústria do Oeste cresceu muito nos últimos 15 anos, na faixa de 180%. Hoje, já é o segundo polo industrial do estado, muito devido à indústria do agro, mas com uma cadeia muito pujante e diversificada, que é um exemplo e um orgulho para o Paraná”, afirmou.

Ele ressaltou, ainda, a importância de se homenagear empresários que fazem essa força industrial se movimentar, principalmente em um cenário desafiador para quem decide empreender. “São eles que tomam risco todo dia, que todo dia recebem uma notícia que não nos apoia, com um governo que tem uma ânsia tributária fora do normal”, disse. “Atrás das empresas existem pessoas como vocês que foram homenageados hoje e que não desistem. E a economia de um território não é o tamanho das prefeituras ou do Estado. A economia é o tamanho das nossas empresas, é a capacidade de compra dos nossos cidadãos. Quando temos o desafio de aumentar o PIB, é fazer com que os ativos tecnológicos e as pessoas envolvidas na produção consigam produzir mais, não é duplicar o governo ou aumentar a carga tributária”, completou.

Com quase 80 mil empresas sob representação institucional da Federação, que geram mais de 1 milhão de empregos diretos, o Paraná possui o quarto principal parque fabril do país, respondendo por 6,8% do PIB Industrial brasileiro. Ganha ainda mais destaque quando se considera somente a indústria de transformação, subindo para a terceira colocação, com uma participação de 8,4% do total desse segmento no Brasil.

Presenças e homenagens

A comemoração do Dia da Indústria em Cascavel reuniu autoridades, empresários e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil de todo o Oeste. Entre eles, os deputados estaduais Gugu Bueno e Márcio Pacheco, o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô, e o presidente da Câmara Municipal, Tiago Almeida. Pela Fiep, estiveram presentes o vice-presidente João Alberto Soares de Andrade e os diretores Alexandre Damian Reis, Nedir Nojehovski, Reinaldo Jorge Scherer, Rodrigo Pasa e Ricardo Lora. Também prestigiaram o evento o coordenador do Conselho Regional da Fiep no Oeste, Gilberto Bordin, e presidentes de sindicatos industriais filiados à entidade.

O momento mais importante da solenidade foi a entrega de homenagens prestadas pela Federação a empresários de destaque da região Oeste. Miguel Moreira da Silva, da Doces Fronteira, e Vilson Vilmar Basso, da Seven Têxtil, receberam a Medalha do Mérito Industrial, honraria concedida pela Fiep a líderes empresariais ou empresas que se destacam por ações relevantes em prol do setor industrial no Paraná.

Já Julio Cezar Mariga, fundador da Akimizaria Confecções Ltda., foi reconhecido com o título de Benemérito da Indústria, homenagem póstuma por sua trajetória de dedicação e impacto positivo no setor. A escolha dos nomes foi feita por uma comissão da Fiep, a partir de indicações enviadas pelos sindicatos industriais filiados à entidade.

Conheça abaixo a trajetória dos homenageados:

Mérito Industrial – Miguel Moreira da Silva

Miguel Moreira da Silva começou sua trajetória com os irmãos, produzindo doces caseiros no fogão de casa. A qualidade dos produtos abriu caminho para o crescimento do pequeno negócio, que logo se transformou na Doces Fronteira. Hoje, a empresa produz 300 toneladas por mês e conta com uma linha de produtos diversificada. Os investimentos em tecnologia, qualificação e visão de mercado levaram a marca a conquistar espaço no Brasil e no Paraguai, onde atua com distribuição própria.

Ativo no associativismo, Miguel tem forte atuação no Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná (Sincabima). Também é um dos fundadores do primeiro núcleo industrial de Cascavel, o Walpides Ross – Guarujá, referência no desenvolvimento da indústria local.

Ao receber a medalha, Silva se disse contente e surpreso com o reconhecimento prestado pela Fiep. “Tenho indústria já há 48 anos, vamos completar meio século, então foi um trabalho bastante difícil e dedicado, até que chegou esta homenagem, que eu jamais esperava que um dia acontecesse”, afirmou. “Essa homenagem, para mim, aumenta muito mais a minha responsabilidade e a dos meus sucessores, que também têm uma obrigação de seguir os meus passos”, acrescentou.

Miguel Moreira da Silva foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial da Fiep pelo Sincabima.

Mérito Industrial – Vilson Vilmar Basso

Com espírito empreendedor, Vilson Vilmar Basso fundou a Seven Têxtil em 1997, em Cascavel, iniciando a produção com apenas duas máquinas e um funcionário. A empresa cresceu sob sua liderança, tornando-se referência nacional no setor têxtil. Hoje, a Seven possui sede própria com 3.700 m², filial em Brusque e atende mais de 3.500 lojas em 15 estados. Seu portfólio inclui edredons, jogos de cama, capas para colchão e uma ampla linha de produtos, com destaque pela qualidade e inovação.

Vilson também foi coordenador regional da Fiep e presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná (Sindiwest). Em sua gestão, idealizou a Westfashion, implantou sete fábricas-escola e liderou a criação do Polo do Vestuário do Oeste do Paraná, em parceria com o Sebrae.

O empresário se disse honrado ao receber a homenagem da Fiep, ressaltando o papel do associativismo para o desenvolvimento industrial da região. “O fortalecimento da indústria parte da união dos empresários, dos industriais. Nós só teremos uma indústria forte se tivermos os empresários unidos por uma causa, para defender as pautas da indústria”, declarou. “Eu agradeço e coloco essa homenagem para todos os nossos colaboradores, todas as pessoas do sindicato e os amigos das outras indústrias, que participaram comigo nessa etapa. É para todos nós essa homenagem”, completou.

Vilson Vilmar Basso foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial da Fiep pelo Sindiwest, com apoio dos seguintes sindicatos da região: Sindmadeira, Sinduscon Paraná Oeste, Sindap, Sindicer Oeste e Sindirepa Cascavel.

Benemérito da Indústria – Julio Cezar Mariga

Julio Cezar Mariga nasceu em 1962, em Chapecó (SC), e se mudou ainda criança para Cascavel, onde construiu sua trajetória no setor têxtil. Em 1985, assumiu a direção da empresa familiar e, anos depois, fundou a Vitória Indústria e Comércio de Confecções, em Corbélia. Arrojado e comprometido, destacou-se pela liderança, resiliência e envolvimento em causas sociais.

A trajetória da família começou com a Confecções Mary, fundada em 1966. Sob liderança de Julio, a empresa diversificou sua linha de produtos, firmou parceria com a Dudalina e lançou a marca própria Vip Reserva. Atuou nos mercados do Sul, Sudeste e América do Sul, conquistando espaço no setor de Private Label.

Julio também deixou marcas importantes no associativismo. Como presidente do Sindiwest, promoveu caravanas para inúmeras feiras do setor e realizou uma importante parceria com o Senai no projeto Costura Industrial, viabilizando diversos cursos profissionalizantes.

Falando em nome da família, Rudimar José Mariga, irmão do homenageado, afirmou que a Fiep reconheceu todo o trabalho feito por Julio Cezar na empresa. “A gente fica muito honrado com essa homenagem. Ele contribuiu bastante para a empresa, onde trabalhou por longos anos, e agora fica o seu legado”, declarou, destacando ainda a contribuição de seu irmão para o associativismo. “Ele sempre falava que a força da união é capaz de realizar sonhos. Hoje, a gente também se envolve (no sindicato) e acho que isso é fundamental para o desenvolvimento não só das empresas, mas também da cidade, para a geração de emprego e de riquezas”, completou.

Julio Cezar Mariga foi indicado para receber o título de Benemérito da Indústria da Fiep pelo Sindiwest, com apoio dos seguintes sindicatos da região: Sindmadeira, Sinduscon Paraná Oeste, Sindap, Sindicer Oeste e Sindirepa Cascavel.

Próximos eventos
Além Cascavel, a cidade de Pato Branco, no Sudoeste, também já recebeu a comemoração do Dia da Indústria. As próximas solenidades acontecem nos municípios de Maringá (Noroeste), nesta sexta-feira (23); Curitiba (RMC), no dia 27; Ponta Grossa (Campos Gerais), no dia 29; e Londrina (Norte), no dia 30.

FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep. 

Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná. 

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR