Acordo entre Sistema Fiep e BRDE amplia financiamento a empresas inovadoras

Em parceria com os Institutos Senai de Inovação, o banco fomentará projetos do setor, especialmente por meio da linha Inovacred

Convênio foi assinado na Agência Paraná do BRDE (Foto: Gelson Bampi)

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Senai, vão trabalhar juntos para ampliar o financiamento a empresas inovadoras. O acordo de cooperação técnica entre as instituições foi assinado nesta segunda-feira (12), na Agência Paraná do BRDE.

O acordo foi assinado pelo diretor-presidente do Banco, Orlando Pessuti, o diretor de Operações João Luiz Regiani, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, e o diretor do Departamento Regional do Senai, José Antonio Fares. Em parceria com os Institutos Senai de Inovação, o BRDE fomentará projetos do setor, especialmente por meio da linha de financiamento Inovacred.

“Com essa parceria e a estrutura física do Senai, poderemos atender todos os municípios do Paraná, consolidando a marca do BRDE como maior repassador de linhas para inovação no país, e ampliando o acesso ao crédito de micro, pequenos e médios empreendedores”, disse Pessuti. Representantes da Financiadora de Estudos Projetos (Finep), parceira do BRDE no repasse de recursos à inovação, acompanharam o evento.

Campagnolo disse que a parceria representa a força do empreendedorismo no Paraná. “Ações como essa podem alcançar uma dimensão enorme”, destacou, lembrando que o novo acordo reforça as ações conjuntas já desenvolvidas pela Fiep, Senai, BRDE e Finep. “Essa ação integrada permitiu o surgimento de novas empresas e o fortalecimento das já estabelecidas”.

“Essa parceria sinaliza que buscamos políticas para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Paraná e nos demais estados do Sul do país”, disse o diretor João Regiani, que destacou a importância da Finep nos investimentos do BRDE em empresas e projetos inovadores. “Agradecemos a confiança que a Finep vem depositando no Banco”, acrescentou.

“Esse é um momento essencial para o trabalho desenvolvido pelo Senai, com foco na educação tecnológica e apoio às indústrias para que possam investir em inovação”, afirmou o diretor regional da instituição, José Antonio Fares. O diretor informou que são nove institutos de inovação no Paraná, com alto grau de tecnologia, à disposição das indústrias. “Agora vamos fomentar a vinda de empresas para os institutos”.

Acordo – Pelo acordo, serão desenvolvidas ações conjuntas para viabilizar o apoio creditício a empresas inovadoras, por meio da avaliação do mérito tecnológico e de inovação de projetos apresentados e demais requisitos de enquadramento para as linhas de financiamento disponíveis.  “É mais um instrumento de fomento à inovação em nosso Estado”, afirmou a superintendente do BRDE no Paraná, Juliana Dallastra.

O BRDE é atualmente o maior repassador do Brasil de linhas de inovação. A linha Inovacred financia empresas com projetos inovadores na área de produtos, processos, gestão e marketing, podendo financiar pesquisa, desenvolvimento e testes de conceito, simulações, adaptações de tecnologias, ensaios, certificações e outros. Pode ser acessada também para financiar a instalação de empresas dentro de parques tecnológicos.

About Author