Crianças participam de Hackathon em Centro de Educação Infantil do Sesi no Paraná

Trabalhando com história lúdica, crianças desenvolveram projetos para solucionar desafio

Misturando momentos de muita fofura e aprendizado, crianças entre quatro e cinco anos, atendidas no Centro de Educação Infantil Kinderhaus, na sede da empresa Bosch, participaram na última semana de um hackathon adaptado. O Centro de Educação é uma parceria entre a empresa alemã com sede em Curitiba e o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, responsável por toda a gestão educacional do espaço. A atividade foi desenvolvida com o objetivo de estimular o trabalho em equipe e o processo criativo.

Para isso, o “Hacka Kids” apresentou aos alunos a história de uma cidade onde os seus moradores começaram a ficar doentes e descobriram que o feijão era o alimento que possuía os nutrientes necessários para melhorar a saúde de todos. No entanto, o personagem que fornecia os feijões para a cidade estava com problemas para levar o alimento para o mercado local e precisava de ajuda para pensar em soluções de transporte. Este foi o desafio proposto às crianças no hackathon, que é conhecido por funcionar como uma maratona de resolução de problemas.

“Primeiro eles se dividiram em equipes de cinco alunos e desenharam suas ideias. Cada equipe pode apresentar um único desenho. Foi sensacional e o resultado surpreendente, as crianças se ajudaram e conversaram muito para chegar a uma solução”, conta a coordenadora do Kinderhaus, Juliana Neppel Soares.

Depois do projeto desenhado, foi preciso colocar a mão na massa e montar o protótipo das soluções. Os alunos utilizaram materiais recicláveis, como embalagens de alimentos, garrafas pet e rolos de papel higiênico. “Foram apresentados projetos de um trem com hélice, carro ultrarrápido e até mesmo de uma nave para resolver o problema de transporte do feijão para a cidade da história”, explica Juliana.

Além de desenharem e construírem os projetos, os alunos testaram a eficácia das invenções fazendo a simulação do transporte em um cenário especialmente montado pela equipe da Kinderhaus e da Bosch. Ao final da atividade todos os alunos ganharam medalhas pelas invenções.

Os projetos e protótipos ficarão expostos no refeitório da Bosch na Cidade Industrial de Curitiba.

O Centro de Educação

Inaugurado em março de 2016, o Kinderhaus (casa de criança, em alemão) atende cem crianças de seis meses a cinco anos. Na equipe, formada por profissionais coordenados pelo Sesi no Paraná, estão nove professoras e 15 auxiliares, além de uma psicóloga e da coordenação.

Além de ser uma facilidade para os pais colaboradores da empresa, o espaço também possui ensino bilíngue (português-inglês), a partir do Maternal II. A metodologia empregada no espaço segue a mesma linha de todo o sistema de ensino do Sesi, que coloca o aluno no centro do aprendizado.