Institucional > FIEP

Paraná é referência em logística reversa de medicamentos

Desde 2012 a indústria paranaense assumiu protagonismo nas discussões sobre logística reversa no Paraná.

Crédito: Sinqfar

Desde 2012, o Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Paraná (Sinqfar) possui um plano de logística reversa para o recolhimento de remédios. Mais de mil quilos de medicamentos já tiveram a destinação correta. A iniciativa é referência no setor industrial e concorre, no próximo mês, ao Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

O plano é aprovado junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) e foi baseado em experiências europeias. “Enviamos relatórios do cumprimento de nossas metas semestralmente. Inclusive, já recebemos vários elogios do governo pelo trabalho que estamos desenvolvendo por meio de 26 pontos de coleta que temos no Paraná”, conta o presidente do Sinqfar, Marcelo Melek.

Outros setores industriais também possuem ações para a logística reversa. Seis sindicatos industriais do setor de alimentos, por exemplo, fazem parte do Instituto Paranaense de Reciclagem – Inpar. “Por articulação do Sistema Fiep e com participação ativa dos sindicatos empresariais, desde 2012 a indústria paranaense assumiu protagonismo nas discussões sobre logística reversa no Paraná. Criamos expertise nessa área e temos várias inciativas concretas já implantadas, que são referência para o setor produtivo de todo o país”, explica Cláudio Petrycoski, presidente da Fiep.

About Author