Programação e conhecimentos de tecnologia são habilidades necessárias para uma educação completa

O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferece cursos com temas e metodologias diferenciadas na unidade Paula Gomes

Steve Jobs, há mais de vinte anos, afirmou que aprender a programar um computador ensina como pensar. É uma habilidade cada vez mais presente na educação – além da formação básica, o mercado de trabalho começa a exigir conhecimentos de tecnologia e programação. “Estar atento às tendências tecnológicas forma profissionais mais ágeis e eficazes e é o que a indústria precisa”, analisa Berenice Happel Cavalheiro, gerente da unidade Paula Gomes.

Acompanhando as demandas atuais do mercado, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferece na nova unidade uma série de cursos de temas e metodologias diferenciadas – a Apple, por exemplo, é uma das parceiras nos cursos oferecidos na unidade. Berenice explica que são três Trilhas de Aprendizagem que articulam e complementam o conhecimento de maneira intencional a cada curso oferecido: Trilha da Programação, Inventores Conectados e Aprendendo com A Indústria. “Nosso objetivo é formar profissionais com uma base sólida para ser protagonista em diversas áreas com ênfase em soluções tecnológicas”, comenta.

“Cada trilha foi elaborada considerando a diversidade de métodos e linguagens disponíveis nas áreas propostas, ampliando o leque de oportunidades para nossos alunos, nas quais propomos níveis de complexidade dos saberes e das vivências, por meio da interação entre o conhecimento, a tecnologia e a cultura maker”, complementa Berenice. Caso a pessoa se interesse por um único módulo, não há problema, pois podem ser cursados de maneira independente. Todas as informações podem ser encontradas aqui: www.sistemafiep.com.br/paulagomes.

Cursos gratuitos para experimentação

Durante o ano de 2019, interessados podem conhecer e experimentar três módulos gratuitamente nas sextas-feiras, das 13h30 às 17h30: Criando com Arduino, Programando com Lego e Experimentando a Manufatura Aditiva. O interessado pode entrar em contato com o Senai no Paraná pelo e-mail atendimento.paulagomes@sistemafiep.org.br ou pelo WhatsApp: 41-98729-5409.

Os alunos que gostarem da área escolhida poderão dar continuidade nos estudos e se matricular nos cursos de iniciação profissional, educação continuada, curso técnico, aperfeiçoamento profissional e extensão, que têm cerca de 40 horas e começam em março. São mais de 30 opções disponíveis, como Improving Apple Experience, Explorando a programação com Apple, Desmistificando a Lógica da Programação e Desenvolvimento de Sistemas (Tech IT).

Conheça mais alguns cursos ofertados na unidade Paula Gomes:

Trilha da programação

Improving Apple Experience I, II e III; Desmistificando a lógica de programação I e II; Programando para IOT mobile I e II; e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – ênfase na Indústria 4.0.

Trilha Inventores Conectados

Desmistificando meu Smartphone; Experenciando meu Smartphone, criando com a Apple I, II e III; Pitching: vendendo minha ideia I; Gravando: vendendo minha ideia II.

Trilha aprendendo com a indústria

Acessando a Lean manufacturing e noções de sensoriamento; Modelando a tomada de decisão: métodos matemáticos; Automação e sintonia de controladores industriais.

Para mais informações, como carga horárias, datas e valores, bem como para conhecer todos os cursos, acesse www.sistemafiep.com.br/paulagomes

About Author