Sistema Fiep apoia Abril Verde

Ações visam promover o debate e fomentar a cultura da prevenção de doenças e acidentes de trabalho

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, apoia e participa do movimento Abril Verde, iniciativa que tem como objetivo mobilizar governo, empresas e sociedade civil para a importância de se adotar medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Há mais de 70 anos, o Sesi no Paraná atua de forma ampla e significativa na área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), oferecendo serviços, como capacitações e consultorias, e promovendo atividades que visam minimizar os riscos no ambiente de trabalho e incentivar a promoção da saúde nas indústrias paranaenses. No mês de abril, as ações promovidas pelo Sesi serão intensificadas, a fim de ampliar o debate sobre o tema e orientar empresas, trabalhadores e a população em geral.

CANPAT 2019
Até 29 de abril, estão sendo realizadas palestras regionais com o objetivo de conscientizar empresários e trabalhadores sobre atividades de fiscalização e prevenção, além de estimular o diálogo com integrantes do poder público. A ação, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), já aconteceu em Londrina (11) e será realizada ainda em Cascavel (18), Maringá (25) e Curitiba (29). As palestras são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço sesipr.com.br/canpat.

A programação da CANPAT 2019 contará ainda com a Caminhada pela Saúde e Segurança no Trabalho, com apoio do Sesi no Paraná. A caminhada será realizada em Curitiba, no dia 27, e a saída está prevista para às 10 horas, na praça Santos Andrade. A chegada será na Boca Maldita, onde serão promovidas ações educativas. 

Prêmio e certificação
Para marcar o Abril Verde também foi lançado o Troféu Sesi de Melhores Práticas em Segurança, Saúde e Bem-estar. Iniciativa do Sesi no Paraná, em parceria com o Great Place to Work, ele visa reconhecer empresas engajadas na segurança e saúde dos seus colaboradores. Podem participar empresas de todos os portes e segmentos. As inscrições estão abertas e o regulamento está disponível no link sesipr.com.br/trofeusesigptw.

Edital de Inovação
Em outra iniciativa, o Sesi no Paraná irá disponibilizar R$ 10 milhões, por meio do Edital de Inovação para a Indústria (Edital Sesi Tech), para o desenvolvimento de projetos inovadores nas temáticas de Segurança e Saúde no Trabalho. As propostas deverão contribuir com a redução do número de acidentes de trabalho; diminuir os custos relacionados a acidentes e doenças ocupacionais; aperfeiçoar a performance do trabalhador da indústria e/ou melhorar a saúde e segurança dos colaboradores. O edital pode ser acessado no site sistemafiep.org.br/segurancaesaude.

Soluções para a indústria
Além de todas essas ações, as indústrias paranaenses contam com as soluções do Sesi para atender as exigências legais, identificar e reduzir situações de risco, diminuir os prejuízos e, o mais importante, promover uma rotina segura e saudável para os trabalhadores. Entre as soluções, destaca-se o Sesi Viva+, uma plataforma digital para a gestão completa de segurança e saúde na empresa. A plataforma reúne diversas informações, como redução de riscos legais e de custos com saúde e afastamentos, prevenção de acidentes, aumento da produtividade no trabalho e suporte na gestão do eSocial. O sistema também disponibiliza dashboards (painéis com indicadores), além de um canal de relacionamento entre indústria, trabalhador e Sesi.

Conheça as soluções disponíveis para sua indústria. Acesse sistemafiep.com.br/segurancaesaude ou contate a unidade do Sesi mais próxima.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR