Curitiba é convidada a integrar o grupo Metropolis
O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, entregou nesta quarta-feira (31/08) ao prefeito de Curitiba, Beto Richa, convite da Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) para que a capital paranaense passe a fazer parte da entidade
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, entregou nesta quarta-feira (31/08) ao prefeito de Curitiba, Beto Richa, convite da Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) para que a capital paranaense passe a fazer parte da entidade.
O organismo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas, congrega 90 grandes cidades e regiões metropolitanas com mais de um milhão de habitantes e é presido pelo prefeito de Barcelona, Joan Clos, que foi quem assinou a carta dirigida ao prefeito curitibano. No Brasil, os membros do Metropolis são Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
Rocha Loures foi portador do pedido porque o Sistema Fiep abriga o Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade Metropolitano de Curitiba (Orbis-MC), criado para coletar, analisar e disponibilizar indicadores de sustentabilidade para promover e indicar novas oportunidades de desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. “O Orbis é um elemento que pode contribuir para a elaboração e o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a expansão da atividade econômica e garantam melhor qualidade de vida aos moradores da região de Curitiba e do Paraná”, desta Rocha Loures.
O Orbis foi convidado a participar da Assembléia Geral do Metropolis, realizada em maio de 2005, em Berlim, para apresentar sua forma de estruturação, métodos de trabalho e resultados obtidos. Desde então, passou a integrar a comissão de Indicadores Metropolitanos de Resultado e incumbido fazer o convite de adesão para a Prefeitura de Curitiba. “A missão do Metropolis é impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável de grandes cidades e regiões metropolitanas para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos”, informou Rocha Loures ao prefeito.