Prêmio revela empreendedorismo das micro e pequenas empresas

Prêmio homenageia empresários que se destacaram nos setores de comércio, indústria, serviços e turismo, além de gestão de design e empresa-cidadã

As bancas de avaliadores e juízes tiveram dificuldade para selecionar as 15 finalistas e eleger as vencedoras do Prêmio Sucesso Empresarial 2005, tal o equilíbrio entre as concorrentes. “Descobrimos traços comuns nas empresas vitoriosas: forte caráter empreendedor, ações junto à comunidade, esforços para evitar impactos ao meio ambiente, mapeamento e adoção de sugestões internas e externas, além de processos de avaliação do desempenho global, considerando não apenas os indicadores financeiros, mas também os aspectos relacionados aos processos”, analisa Francisco Teixeira Neto, do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), responsável pela coordenação do Prêmio.

O prêmio é concedido pelo IBQP, em parceria com a Gerdau, Sebrae e o Movimento Paraná Competitivo, tendo o apoio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Movimento Brasil Competitivo, Governo do Paraná e Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná.

A cerimônia de premiação foi realizada no Centro de Eventos da Fiep, no Cietep, em Curitiba, nesta sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 19 horas. As vencedoras destacam-se tanto pela competência quanto pela diversidade em seus ramos de atividade. Na categoria Comércio ganhou a empresa Queijo & Companhia (Foz do Iguaçu), que também foi escolhida como o Destaque Gestão do Design. No setor Industrial, venceu a Hidraufor Componentes Hidráulicos (São José dos Pinhais). Em Serviços, escolha ficou com Núcleo Diagnóstico (Maringá). Na área de Turismo, o ganhador foi o Hotel Itagy (Tibagi). E como Destaque Empresa Cidadã a escolhida foi a Borkenhagen Contabilidade (Foz do Iguaçu).

“O Prêmio Sucesso Empresarial é um exemplo por valorizar a criatividade, o empreendedorismo e o dinamismo dos micro e pequenos negócios que são fundamentais para a economia brasileira. Tenho certeza que as práticas premiadas servirão de inspiração para outras empresas. É a partir destes modelos que vamos sustentar a expansão da nossa produtividade”, analisa Rodrigo Rocha Loures, presidente do Sistema Fiep.

Destaques – Um dos maiores destaques do evento este ano veio de Foz do Iguaçu que teve um terço das finalistas, totalizando cinco empresas. E também foi esta cidade que conquistou a metade dos prêmios. Além do Destaque Empresa Cidadã para a Borkenhagen Contabilidade, a panificadora Queijo & Companhia faturou sozinha os prêmios das categorias Comércio e Destaque Gestão do Design.

Das 15 finalistas, oito delas pertencem ao Oeste e Sudoeste do Paraná: além das cinco de Foz do Iguaçu (Oeste), havia uma empresa de Toledo (Oeste) e duas de Pato Branco (Sudoeste). E foi de Pato Branco que partiu o melhor exemplo de disseminação dos objetivos e propósitos do concurso: a cidade criou uma premiação específica que segue os mesmos critérios de avaliação do Prêmio Sucesso, visando estimular e envolver toda a comunidade empresarial.

A categoria Serviços foi a mais disputada, com oito finalistas, e acabou conquistada pela empresa Núcleo Diagnóstico de Maringá, cidade que teve a ala jovem de seu empresariado fortemente empenhada na obtenção de inscrições para o Prêmio. Já a categoria Turismo, vencida pelo Hotel Itagy, da cidade de Tibagi, confirmou a hegemonia da região dos Campos Gerais neste segmento. No ano passado, foi o Philadelphia Hotel, de Ponta Grossa, que conquistou a premiação na mesma categoria. Por fim, a vitória da Hidraufor Componentes Hidráulicos na categoria Indústria reafirmou o talento da Região Metropolitana de Curitiba no setor.


Dados do Prêmio Sucesso Empresarial 2005
*411 empresas inscritas (87% de crescimento em comparação a 2004).
*52 cidades do Paraná representadas (147% de crescimento em um ano).
*46 empresas visitadas pelas equipes de avaliadores.
*15 finalistas de oito municípios.
*200 avaliadores treinados nas áreas da qualidade e gestão empresarial.
*1.500 empresários participaram das reuniões de sensibilização.
*Presença de mais de 350 pessoas na entrega do Prêmio.
*Todas as finalistas recebem relatórios contendo os pontos fortes e oportunidades de melhoria, equivalentes a um processo de consultoria.


Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR