Empresários vão sugerir mudanças a José Alencar

O vice-presidente José Alencar fala a empresários na segunda-feira (05) em encontro promovido pela Fiep

As principais entidades empresariais do Paraná vão defender mudanças na condução da política econômica brasileira durante encontro com o vice-presidente da República, José Alencar, que estará em Curitiba na próxima segunda-feira (05/12) para uma palestra organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A base das reivindicações são dois documentos já encaminhados ao governo federal. Um deles foi elaborado pela Fiep e trata de proposições para a política econômica e a governança do sistema econômico nacional. “Acreditamos ser possível uma outra política econômica para o país. Uma que não conduza o Brasil para a terceira década de magros resultados”, ressalta o presidente da entidade, Rodrigo da Rocha Loures.

Segundo Loures, as proposições para a mudança do sistema de gestão da economia estão fundamentadas no estudo Desenvolvimento Sustentado e a Intermediação Financeira: o nexo esquecido, elaborado por professores do programa de doutoramento da UFPR. O trabalho sugere uma série de medidas para tornar efetiva a contribuição do sistema financeiro para o desenvolvimento do país.

Além disso, um capítulo trata da modernização da política monetária. Entre as sugestões apresentadas estão temas como: Adoção de uma política monetária pró-desenvolvimento; sintonizar a política monetária com a política econômica; implantar um sistema baseado no “núcleo da inflação”; ampliar o Conselho Monetário Nacional; criar o Conselho Econômico da Presidência; estabelecer quarentena aos membros do Copom; e estabelecer a autonomia do Banco Central.

Pacto Nacional – O outro documento é o Pacto Nacional, elaborado por iniciativa da Associação Comercial do Paraná, com contribuições das demais representações institucionais do setor produtivo paranaense. A proposta sugere a realização da reforma política e pede a revisão da Constituição, principalmente no que tange às políticas tributária, previdenciária, trabalhista e sindical. A tese defendida é de que haja a convocação de uma Assembléia Constituinte Exclusiva, que “não seja contaminada por interesses eleitorais”.

Outro convidado para o encontro é o deputado federal Luiz Carlos Hauly, relator do projeto de lei da pequena e micro empresa na Câmara dos Deputados. Alencar e Hauly estarão disponíveis para responder perguntas da platéia.

Apoio – Organizado pela Fiep, o encontro tem apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Instituto Paraná Desenvolvimento (IPD) e Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR