Empresa paranaense fecha negócio com Venezuela após missão ao País
A Brazil Foods, empresa sediada em Curitiba, fechou um contrato de exportação de 5 mil toneladas de feijão preto para a Venezuela. A operação, no valor total de US$ 1 milhão, é resultado da missão empresarial para aquele país organizada em novembro último pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em parceria com o Governo do Estado.
O volume total exportado será despachado em quatro lotes, sendo que o primeiro deve seguir à Venezuela já no início de fevereiro. O produto, todo produzido no Sul do Paraná, foi comprado pela empresa Mercal, a estatal venezuelana que gerencia os programas de abastecimento do País.
O diretor geral da Brazil Foods, Antônio Carlos de Oliveira, disse que já fez negócios com a Venezuela, mas, segundo ele, desta vez foi tudo mais ágil por conta da sua participação na rodada de negócios realizada durante a missão empresarial. “Ter o aval da Fiep e do Governo do Estado facilita muita a negociação”, afirma. O empresário informa que está consolidando contatos iniciados durante a missão empresarial que devem resultar em novos negócios não apenas com feijão, mas também com outros produtos. Só com o feijão a sua intenção é chegar a exportar 40 mil toneladas por ano, respondendo por 10% do consumo do produto daquele país.
A Brazil Foods trabalha com produtos alimentícios rastreados, o que significa um acompanhamento completo da produção desde o campo até a mesa do consumidor. “A rastreabilidade permite ao consumidor saber todas as informações relativas ao processo de produção, distribuição e armazenagem do produto, o que lhe dá muito mais segurança em relação ao consumo”, explica Oliveira.
Nova missão – O Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sistema Fiep, que organizou a missão à Venezuela em novembro, já prepara uma nova viagem ao país para os dias 23 e 24 deste mês juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio. Esta missão tem o objetivo de preparar a vinda de uma missão de empresários venezuelanos ao Paraná em abril. Esta missão vem ao Paraná com o propósito de consolidar contatos já iniciados em novembro e realizar rodadas de negócios.
As áreas de maior interesse dos venezuelanos para compra são infra-estrutura, transferência de tecnologia na área de software, alimentos, metalmecânica e eletroeletrônica. Por outro lado, os venezuelanos têm interesse em vender fertilizantes para o Paraná.