Expansão

Senai investe em ampliação de Unidades

Senai investe em ampliação de Unidades


No primeiro semestre foram entregues uma nova escola em Colombo e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Vestuário do Sudoeste


O Senai Paraná está expandindo sua rede física. No primeiro semestre foram entregues uma nova escola em Colombo, expansão da unidade de Rio Branco do Sul, e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Vestuário do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão. Até o final do ano começarão a funcionar a unidade de Araucária, o Centro de Vestuário e da Moda de Londrina e uma nova área de Plásticos e Ferramentaria em Cascavel.


A primeira obra inaugurada foi a escola de Colombo, em maio. Projeto viabilizado em conjunto com a Prefeitura e a Associação Comercial e Industrial do município, o espaço tem 540 metros quadrados e atende indústrias do ramo metalmecânico e eletroeletrônico, com ênfase em manutenção industrial.


A unidade foi construída por alunos do programa “O Futuro em Nossas Mãos”, que oferece qualificação básica para pedreiros. Já estão em andamento na escola dois cursos de qualificação, com 48 alunos, e será aberta uma turma de Aprendizagem Básica.


Ainda na Região Metropolitana, em agosto será a vez de Araucária ganhar uma unidade do Senai. Também construída em parceria com a Prefeitura, a escola será uma das maiores do sistema, com capacidade para atender 4 mil alunos por ano. A unidade vai capacitar mão-de-obra para a Petrobrás, atendendo os investimentos de US$ 1,4 bilhão previstos para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar). O projeto da Petrobrás deverá gerar 16 mil novos postos de trabalho na região até 2010.


Colombo e Araucária contam com atendimento do Sesi, com coletas de exames laboratoriais e salas de consulta.


Interior – Recém inaugurado, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento do Vestuário do Sudoeste do Paraná, em Francisco Beltrão, prevê atender diariamente 300 pessoas. O espaço de 600 metros quadrados  foi viabilizado em parceria com o Sinvespar – Sindicato do Vestuário do Sudoeste do Paraná e a Prefeitura Municipal.


No Centro de Treinamento já está em andamento o curso de Aprendizagem em Confecção e estão abertas inscrições para a capacitação de técnico em Confecção. Também serão oferecidos os cursos de Operador de Máquina de Costura Industrial, Mecânico de Máquina de Costura Industrial, Estilista, Modelagem e Planejamento de Encaixe com Risco e Corte.


No Norte do Estado, o Centro de Vestuário e da Moda de Londrina deverá ser entregue em agosto. Trata-se de projeto conjunto entre Senai, Sebrae e Sindicato da Indústria do Vestuário de Londrina (Sivepar). O centro irá atender cerca de 400 empresas do setor, responsáveis por 12 mil empregos na região.


A unidade irá oferecer aproximadamente mil vagas, além das 300 dos cursos de Aprendizagem e Qualificação Profissional já ofertadas hoje pelo Senai do município. No segundo semestre serão iniciados o Curso Técnico de Confecção Industrial e a Pós-Graduação em Gestão de Moda.


Com obras em andamento, a nova área de Plásticos e Ferramentaria da unidade de Cascavel terá dois mil metros quadrados e será equipada com máquinas extrusoras e injetoras, laboratórios para análises de plásticos e setor para projetos e desenvolvimento de matrizes e moldes. Será a primeira estrutura do gênero desenvolvida no Senai do Paraná.


A previsão é que a obra seja concluída em setembro e a instalação do maquinário na unidade finalizada até dezembro. Após isso, a unidade estará pronta para oferecer os cursos a partir de fevereiro de 2007. 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR