Rede Empresarial promoveu evento na região de Maringá para estimular a articulação democrática da sociedade
A Rede de Participação Política do Empresariado promoveu nesta quinta-feira (1º de março), em Maringá, um encontro regional para apresentar o planejamento de suas ações para o biênio 2007-2008. Entre as iniciativas está o lançamento de um projeto político que consiste na formação de pactos pela democracia em prol do desenvolvimento local. O evento, aberto à comunidade, teve como finalidade aproximar o eleitor dos seus representantes eleitos em 2006, que foram especialmente convidados a participar.
Este foi o terceiro evento promovido neste ano pela Rede. O primeiro foi em Curitiba e o segundo em Londrina, dias 13 e 27 de fevereiro, respectivamente. Serão realizados encontros em mais seis localidades (veja cronograma) onde a Rede possui, até o momento, núcleos de articulação. “Quanto mais municípios integrarem-se ao projeto, maior será a representatividade do movimento”, comenta o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures. A Fiep criou oficialmente a Rede Empresarial em abril do ano passado, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
Na opinião do presidente da Faciap, Ardisson Nain Akel, “o movimento pretende, prioritariamente, estimular os empresários e toda a sociedade a participar continuamente da vida política nacional”.
De acordo com o planejamento da Rede, será dado destaque à formação de base para estimular o desenvolvimento regional com a participação democrática da sociedade. “Trata-se, basicamente, de um projeto de desenvolvimento local ou comunitário, induzido por meio do investimento em capital social, semelhante aos que já foram ou estão sendo implantados em muitas localidades do Brasil e do exterior”, salienta o cientista política Augusto de Franco, estudioso do sistema de redes e que participará de todos os encontros promovidos pelo movimento no Paraná.
O cientista político ressalta, porém, que existe uma diferença importante na proposta da Rede: “Pela primeira vez está sendo explicitado o conteúdo político do processo de indução ao desenvolvimento. Pela primeira vez está sendo estabelecida uma relação explícita entre democracia e desenvolvimento, materializada em um pacto pela democracia local que introduz novas regras institucionais para o funcionamento de um sistema de governança compartilhado. Neste processo se valoriza o papel político do cidadão e suas iniciativas voluntárias e cooperativas”. Neste sentido, o propósito do projeto, “é ensaiar, de baixo para cima, elementos de uma nova institucionalidade com vistas à conformação de uma verdadeira comunidade política inclusiva”.
CRONOGRAMA – Encontros com o mesmo formato serão realizados nas seguintes localidades: Cascavel (27/03), Pato Branco (29/03), Guarapuava (10/04), Campo Mourão (12/04), Paranavaí (19/04) e Ponta Grossa (a definir).
FORMAÇÃO POLÍTICA – Paralelamente ao evento aberto a toda a sociedade, a Rede promoverá também o curso Política, Redes Sociais e Democracia. Ministrado pelo cientista político Augusto de Franco, o curso acontece em Maringá nos dias 1 e 2 de março, com carga horária de 16 horas e vagas limitadas. A intenção é aprofundar conhecimentos sobre a política e capacitar agentes que possam atuar como articuladores do movimento. O curso será realizado ainda em Cascavel (27 e 28/03), Pato Branco (29 e 30/03), Guarapuava (10 e 11/04), Campo Mourão (12 e 13/04), Paranavaí (19 e 20/04) e Ponta Grossa (a definir).
Informações:
Rede Empresarial
(41) 3271-7500
E-mail: rede.empresarial@fiepr.org.br