EJA Profissionalizante

Novo projeto para trabalhadores das indústrias

Novo projeto para trabalhadores das indústrias


Um grupo formado por 40 trabalhadores da empresa Cavo Serviços e Meio Ambiente, de Curitiba, abriu as atividades do projeto EJA Profissionalizante, desenvolvido pelo Sesi e pelo Senai do Paraná. O projeto leva formação cidadã e formação técnica inicial para trabalhadores industriais já inseridos no programa de educação de jovens e adultos do Sesi Paraná. A aula inaugural aconteceu terça-feira (13) e nas próximas semanas, ainda fase piloto, o projeto será levado a oito empresas da capital e região metropolitana.

Hoje, cerca de 2.100 trabalhadores industriais recebem escolarização (ensino fundamental e médio) através do programa Sesi Educação do Trabalhador, em aulas ministradas dentro da própria empresa e em horário adequado às turmas.

São esses trabalhadores que formam o foco do projeto EJA Profissionalizante. O curso ministrado dentro do projeto é de 128 horas. O conteúdo aplicado pelo Sesi é o de formação cidadã e abrange relações interpessoais, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, ética e cidadania.

Os cursos técnicos, a cargo do Senai, são os de auxiliar em manutenção predial, em serviços de panificação, serviços automotivos, confecção e vestuário, eletricidade predial, marcenaria e mecânica industrial. As empresas podem optar pelo curso que melhor atenda seus interesses e indicar os alunos para a profissionalização.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR