Sudoeste

Sistema Fiep amplia unidade em Francisco Beltrão e anuncia novos investimentos

Sistema Fiep amplia unidade em Francisco Beltrão e anuncia novos investimentos

Obras entregues atendem setor de alumínio e retomam ações do Sesi. Novos projetos incluem o Colégio Sesi de Ensino Médio e a construção de escola de marcenaria


O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou na última quinta-feira (12), em Francisco Beltrão, a ampliação do Centro Integrado Fiep/Sesi/Senai/IEL. As obras contemplam os laboratórios de Metalmecânica e Eletroeletrônico, que permitiram ao Senai lançar o curso inédito no Paraná de Repuxador de Alumínio, uma demanda das 65 indústrias da região que trabalham com alumínio, a construção do centro odontológico do Sesi e a implantação do Colégio Sesi de Educação Infantil, que já conta com 40 alunos de três a seis anos. Hoje, o Sesi atende em Francisco Beltrão cerca de 9 mil trabalhadores mensais. E o Senai cerca de 3,5 mil pessoas.

Ao inaugurar as obras, o presidente do Sistema Fiep anunciou os próximos investimentos na unidade. “Agora, vamos atender o setor madeireiro, com uma solução simples e funcional. A proposta é ampliar o barracão construído para os laboratórios para que possa abrigar também a escola de marcenaria. Na continuidade, pensamos em implementar uma escola volante. Esse setor precisa dar grandes saltos de produtividade para competir no mercado”, disse Rocha Loures.

O presidente do Sistema também garantiu que o município terá o Colégio Sesi de Ensino Médio e Profissionalizante ainda este ano. “Vamos nos esforçar para que a comunidade de Francisco Beltrão possa contar com esse modelo de educação diferenciado e de qualidade”, completou.

O anúncio da implantação do Colégio Sesi foi comemorado pelo prefeito de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso, que comprometeu-se em disponibilizar o local que abrigará a escola.

Segundo ele, as obras inauguradas pelo Sistema Fiep atenderão as demandas de setores essenciais da região Sudoeste. “Esta é mais uma conquista do empresariado local. Em um momento que tanto se fala em profissionalização, precisamos preservar e fortalecer cada vez mais o Sesi e o Senai”, afirmou Cordasso.

O coordenador da Fiep em Francisco Beltrão, Roberto Pecoits, adiantou detalhes do projeto da escola voltada para o setor madeireiro. “Estamos terminando um projeto para a construção de um novo espaço, com cerca de 600 metros quadrados, para atender a última grande demanda do empresariado local, desta vez voltado para o setor madeireiro e de mobiliário. A idéia é ofertar cursos que ofereçam mão-de-obra especializada para este setor. Além desse espaço, temos também a idéia de construir um auditório no pavimento superior para cerca de 60 pessoas?”, revelou Pecoits.

O presidente do Sindicato da Madeira e Mobiliário de Francisco Beltrão, Ivan Simonetto, apoiou a iniciativa. “Para a nossa microregião de Francisco Beltrão, que reúne 42 municípios, é uma conquista especial. Ajudará muito no nosso desenvolvimento industrial do setor”, disse.

Já o presidente do Sindicato do Vestuário do Sudoeste (Sinvespar), Edson Campagnolo, destacou a interiorização do Sistema Fiep nos últimos três anos. “Aquele compromisso assumido há três anos atrás, de aproximar a Federação do interior, está sendo cumprido. Nos últimos anos foram inauguradas novas unidades e extensões em Ampére, Chopinzinho e Dois Vizinhos. Sexta-feira (13) inauguraremos a nova unidade de Palmas”, lembrou Campagnolo. “Essas obras atendem o anseio da classe empresarial do Sudoeste e vêm ao encontro do compromisso de trazer a entidade que representa o empresário paranaense mais próxima do interior”, concluiu o presidente do Sinvespar.

Palmas – O novo Centro Integrado Fiep/Sesi/Senai/IEL de Palmas será inaugurado nesta sexta-feira (13), às 18 horas. Resultado de uma parceria com a Prefeitura Municipal e o Sindicato das Indústrias de Serrarias e Marcenarias de Palmas (Sindipal), com o apoio do Sindimetal Sudoeste e Sinvespar Sudoeste, a nova unidade atenderá as áreas de Saúde e Segurança, Sesi Ginástica na Empresa e Gestão Social, além de ofertar cursos do Senai nas áreas de Confecção, Elétrica, Automobilística, Metalmecânica, Alimentos, Aprendizagem e Técnico de Segurança (este em conjunto com a Universidade Católica do Sudoeste).

Com 900 metros, o novo centro atenderá neste ano cerca de 400 pessoas nos cursos do Senai. As matrículas e os cursos serão ampliados de acordo com as demandas do município. “O Sudoeste é testemunha da interiorização do Sistema Fiep. Os empresários estão estimulados com os investimentos que estão sendo feitos na região”, comentou Cláudio Petrycoski, coordenador regional da Fiep em Pato Branco. Os investimentos em Palmas e Francisco Beltrão ampliarão em cerca de 70% o atendimento hoje oferecido pelo Sistema Fiep na região Sudoeste.

As inaugurações fazem parte do conjunto de obras que vem sendo realizadas pelo Sistema Fiep desde o final de 2003. Nos últimos três anos, foram aplicados R$ 60,8 milhões em infra-estrutura, com a construção de novas unidades, reforma e ampliação das já existentes, entrega de laboratórios, salas de aula, centros de atendimento médico e odontológico e aquisição de equipamentos. A previsão é que até o final do ano, o valor supere R$ 70 milhões. Os investimentos têm o objetivo de modernizar o Sistema, melhorando e ampliando o atendimento às indústrias em todas as regiões do Estado.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR