CNI realizará 2ª Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria
Evento debate o desenvolvimento tecnológico para o crescimento das empresas e da economia
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará de 23 a 25 de abril, no Hotel Hilton, em São Paulo, o 2º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. A abertura do evento, marcada para às 19h do dia 23, terá a presença do presidente da CNI, Armando Monteiro Neto, dos ministros Miguel Jorge, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Sergio Rezende, da Ciência e Tecnologia.
Durante o evento, especialistas internacionais, empresários, acadêmicos, representantes do governo e outros convidados discutirão a importância do desenvolvimento tecnológico para o aumento da competitividade da indústria e as políticas de inovação industrial.
O desenvolvimento tecnológico é um dos pilares do crescimento econômico identificados no Mapa Estratégico da Indústria 2007-2015. O tema está entre as dez prioridades apontadas no documento Crescimento. A Visão da Indústria que apresenta os principais desafios à criação de um ambiente favorável à inovação, além da definição de regras para estimular investimentos em tecnologia.
Ao longo do Congresso, serão avaliadas as políticas de inovação e competitividade, as tendências tecnológicas e os desafios da indústria nacional. Além disso, discutirá propriedade intelectual, biotecnologia, nanotecnologia, segurança jurídica e inovação, energia renovável, entre outros.
No dia 24 de abril, a programação começa com uma mesa-redonda sobre políticas de inovação e competitividade com o professor de e-Business e Tecnologia da Informação do European Institute of Business Administration (Insead), na França, Soumitra Dutta. Compõem a mesa os professores da Georgetown University, dos Estados Unidos, Carl Dahlmann e Svend Otto Remoe, do Monit Project da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No mesmo debate estará presente o engenheiro industrial espanhol Pere Escorsa, professor da Universidade Politécnica da Catalunha e membro da Associação Latino-Iberoamericana de Gestão Tecnológica.
O professor Marc Giget, do Centro Nacional de Artes e Ofícios da França, apresentará a palestra magna Tendências Tecnológicas e Desafios da Indústria Brasileira. O debate terá a participarão do diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique Brito Cruz.
No mesmo dia, estão previstos mais 16 painéis para discutir financiamento à inovação, tecnologia, biotecnologia, segurança jurídica, entre outros. No último dia do Congresso, as atenções se voltarão ao futuro da política industrial no Brasil. A programação e as informações sobre o Congresso estão no site www.cni.org.br/inovacao. O evento tem o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Serviço:
2º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria
Data: 23 a 25 de abril
Local: Hotel Hilton
Avenida das Nações Unidas, 12.901
Brooklin Novo, São Paulo
Informações:
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Unidade de Comunicação Social do Sistema Indústria
www.imprensa@cni.org.br
Telefones: (61) 3317-9895, 3317-9578 ou 3317-9917