Encontro do Sistema Fiep reúne mais de 100 empresários de Maringá
No evento, realizado quarta-feira, 18 indústrias implantaram o Cartão Sesi e sete outras firmaram parceria para aplicação do projeto de redução da insalubridade
Empresários, presidentes de Sindicatos Empresariais e lideranças de Maringá e região participaram na noite de quarta-feira (25) do evento promovido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Sindimetal Maringá. No encontro, 18 indústrias, associadas ao Sindimetal Maringá e ao Sindicato das Indústrias Gráficas de Maringá (Singramar), formalizaram a implantação do Cartão Sesi.
No mesmo evento sete outras empresas, da base do Sindimetal, firmaram parcerias para a implantação do projeto “Redução da Insalubridade na Indústria”, desenvolvido pelo Sesi Paraná. Ao abrir o encontro, o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, destacou o papel dos Sindicatos Empresariais como articuladores dos serviços e programas oferecidos pela entidade, através do Sesi e do Senai. “O Sistema Fiep é uma plataforma de serviços pertencente à comunidade industrial. O que dá vida a esse Sistema é a parceria estratégica com as empresas e os sindicatos que as representam”, afirmou.
O prefeito de Maringá, Sílvio Barros, prestigiou o encontro, que teve a presença do vice-presidente da Fiep, Paulo Meneguetti; do presidente do Sindimetal, Carlos Walter Martins Pedro; do presidente do Singramar, Urbano Rampazzo, e do presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado do Álcool, Anísio Tormena, e o diretor executivo do Sesi Paraná, José Antônio Fares.
O Cartão Sesi é uma ferramenta de gestão de benefícios, que está sendo disponibilizado às indústrias paranaenses através dos sindicatos empresariais filiados ao Sistema Fiep. Desenvolvido pelo Sesi Paraná, entidade que integra do Sistema Fiep, o cartão permite que as indústrias ofertem aos seus trabalhadores e dependentes o serviço de atendimento odontológico – que é prestado nas unidades próprias do Sesi e em clínicas credenciadas.
“Esse é um serviço muito importante, que havia sido interrompido há cerca de dez anos”, disse o presidente do Sindimetal Carlos Walter. “Hoje o serviço é retomado com qualidade e baixo custo para as indústrias. É importante destacar a decisão do Sistema Fiep de investir nesta área”, afirmou. Outro serviço já incorporado ao Cartão é a compra de medicamentos em farmácias conveniadas. Atualmente o Cartão envolve 37 sindicatos empresariais de todo o Estado. O produto está implantado em 56 indústrias e chega a cerca de 2 mil o número de usuários.
Insalubridade – Já o novo projeto de redução de insalubridade na indústria foi desenvolvido pelo Sesi Paraná, atendendo a solicitação do Sindimetal Maringá. No encontro em Maringá, os empresários conheceram detalhes da metodologia e os resultados da experiência piloto, aplicada na empresa ZM Bombas, de Maringá – onde o nível de insalubridade foi reduzido à zero.
De metodologia inovadora, o projeto propõe e redução ou eliminação total da insalubridade dentro das indústrias empresas. “O objetivo é garantir ambiente saudável aos trabalhadores e reduzir ônus das indústrias com questões relacionadas à insalubridade”, explica Rodrigo Meister, engenheiro do trabalho do Sistema Fiep e coordenador do projeto.
A aplicação do programa dentro da indústria consiste no diagnóstico inicial das áreas insalubres através de diversas metodologias de medição, aplicação de mecanismos de controle individuais e coletivos e, por fim, a avaliação dos resultados.
Clínica social – Para marcar o lançamento do novo projeto, o Sesi Paraná realizou uma Clínica Social, com o tema Insalubridade e Periculosidade. Empresários e profissionais de 28 empresas de Maringá participaram do evento e puderam obter orientações e sanar dúvidas com consultores especialistas no assunto.
Foi a primeira de uma série de Clínicas Sociais que o Sesi Paraná vai promover com o objetivo de levar conhecimento sobre assuntos relacionados à gestão social e responsabilidade social.