Senai prepara fase nacional da Olimpíada do Conhecimento
Reunião em Curitiba na segunda-feira (14) definirá divisão das modalidades que serão disputadas em junho de 2008 nos três estados da região Sul
O Departamento Nacional do Senai promoverá na próxima segunda-feira (14), das 8 às 18 horas, no Cietep, em Curitiba, uma reunião preparatória para a fase nacional das Olimpíadas do Conhecimento, que será realizada em junho e julho de 2008, nos três estados da região Sul. A Olimpíada do Conhecimento é uma competição entre alunos do Senai, na qual os competidores vivenciam situações semelhantes àquelas do mercado de trabalho.
"O objetivo é estimular o aprimoramento da educação profissional, aliando competência, criatividade e domínio tecnológico. Mais do que uma simples competição, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine de novos talentos e tecnologia de ponta", explica João Barreto Lopes, diretor do Senai Paraná. Além dele, participarão da reunião o diretor-geral do Departamento Nacional do Senai, José Manuel de Aguiar Martins, e os diretores regionais do Senai Santa Catarina, Sérgio Roberto Arruda, e do Senai Rio Grande do Sul, José Zortéa.
Na reunião será definida a divisão das modalidades que serão disputadas nas cidades-sedes Curitiba (PR), Blumenau (SC) e Porto Alegre (RS) e todo o processo de logística envolvida na promoção do evento, que envolverá cerca de 40 mil pessoas em cada cidade. Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento é o maior evento de formação profissional das Américas. Em 2006, em Recife (PE), a competição reuniu cerca de 500 alunos de cursos técnicos do Senai de todo o país.
O Paraná levou para Recife a maior delegação da sua história, com 34 alunos disputando medalhas em 25 modalidades. Para chegar na etapa nacional, os alunos têm que passar por avaliações em suas unidades. Os melhores disputam a etapa estadual da Olimpíada. No Paraná, a fase estadual foi disputada em outubro de 2007, em Maringá, na região Noroeste do Estado.
“Os medalhistas da fase nacional estão credenciados a participar do torneio internacional, a WorldSkills, que será disputada em setembro de 2009, em Calgary, no Canadá”, lembra Marco Secco, diretor de Operações do Senai Paraná.
Ano passado, os alunos do Senai, que representaram o Brasil na 39ª edição da WorldSkills, a maior competição mundial de educação profissional, obtiveram o segundo lugar em média de pontos entre 48 países participantes da competição realizada no Japão. Com duas medalhas de ouro, três de prata, quatro de bronze e sete diplomas de excelência, este foi o melhor resultado do Brasil em 13 participações no torneio.