Cooperação internacional
Senai Cascavel capacita profissionais do
Serviço de Promoção Profissional do Paraguai
Projeto de cooperação iniciado em 2002 foi responsável pela implantação do maior e mais bem estruturado centro de capacitação paraguaio
O Senai Paraná promove nesta semana, na sua unidade em Cascavel, na região Oeste do Estado, mais uma ação do Projeto Hernandarias, um convênio de cooperação entre os governos do Brasil e do Paraguai para a transferência de conhecimento e infra-estrutura técnica, tecnológica e pedagógica para a capacitação profissional de trabalhadores paraguaios. Desta segunda (11) a sexta-feira (15), técnicos do Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP) do Paraguai recebem assistência e consultoria técnica na unidade de Cascavel.
A ação faz parte da terceira fase do projeto Hernandarias, iniciado em 2002, quando o Senai Paraná foi contratado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) – órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, para ceder know how para a implantação do Centro de Formação e Capacitação Profissional de Hernandarias, atualmente o maior e mais bem estruturado do Paraguai. O projeto é totalmente financiado com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). “A iniciativa serve hoje de modelo para a ABC em projetos que estão sendo desenvolvidos em Cabo Verde, Angola, Haiti e Moçambique”, afirma Percy Engel, coordenador geral do projeto. O Centro paraguaio já capacitou 6.590 trabalhadores em 464 cursos.
A terceira fase prevê a capacitação dos diretores das 10 unidades do Serviço Nacional de Promoção Profissional (SNPP), que mantém os centros de capacitação paraguaios, visando modernizar o processo de gestão. “Esta ação facilitará a implementação dos kits didáticos móveis”, explica Engel. De acordo com ele, os kits permitirão capacitar cerca de 4 mil trabalhadores até o fim de 2008. Também está prevista a criação de um Núcleo de Assistência Técnica às micro e pequenas empresas paraguaias e a instalação de Hotéis de Projetos Inovadores (HPIs) nas unidades do SNPP.
Histórico – Na primeira fase do Projeto, iniciada em 2002 e concluída em 2004, foi implantado o Centro de Formação e Capacitação Profissional no município de Hernandarias (a 40 quilômetros de Foz do Iguaçu) e oferecidos cursos a jovens de 14 a 22 anos, que buscavam o primeiro emprego. O Senai Paraná transferiu a metodologia, a formação de instrutores e orientou a elaboração dos materiais didáticos. Os cursos abrangiam cinco áreas: Eletroeletrônica, Construção Civil, Informática, Metalmecânica e Mecânica Diesel.
A segunda etapa, de 2004 a 2006, foi dedicada à implementação das modalidades de Qualificação Profissional e Treinamento Operacional, que são ações de capacitação de curta duração.
A certificação de todos os cursos durante a vigência da cooperação técnica é feita pelos governos paraguaio e brasileiro.