Sesi mostra programa que capacita pessoas para atuar no terceiro setor
Participantes do programa Empreendedorismo Social vão apresentar seus projetos e mostrar como eles estão contribuindo para fortalecer o desenvolvimento local
O Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná participa da Semana Global de Empreendedorismo, realizada em todo o Brasil e em mais 60 países, entre 17 a 23 de novembro. No dia 21, às 9 horas, no Cietep, o Sesi promove um diálogo com os participantes do programa Empreendedorismo Social, que capacita pessoas que queiram atuar no terceiro setor.
O diálogo envolverá autores de projetos sociais trabalhados pelo programa nos anos de 2006 e 2007. Eles apresentarão seus cases e mostrarão de que forma os projetos estão fortalecendo o desenvolvimento local, por meio de ações empreendedoras.
Em sua terceira edição, o programa objetiva desenvolver competências específicas nas pessoas que queiram se tornar empreendedoras sociais. Na primeira edição, em 2006, participaram 29 pessoas. Em 2007, foram 32 e chega agora a um grupo de 59 pessoas. Até agora, 47 projetos foram transformados em planos de negócios e estão em implantação.
“Com a capacitação dos autores, bem como a formatação dos projetos em planos de negócios, as ações se tornam mais eficientes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento local e global”, afirma a gestora do programa, Daniele Farfus.
A capacitação utiliza metodologia inovadora, que busca criar atitude empreendedora, promover o desenvolvimento pessoal e profissional e estabelecer estratégias de negócios, visando a concepção de projetos e produtos com características sociais e sustentáveis. Os projetos sociais são transformados em planos de negócios e podem receber o apoio financeiro de empresas, entidades e pessoas físicas, para sua implantação.
As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas pelo e-mail empreendedorismosocial@sesipr.org.br.
Inovação – A ação do programa do Sesi faz parte das atividades que o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) levará à Semana Global do Empreendedorismo. Além do Sesi, também o IEL e a Unindus vão participar, promovendo o “Diálogo Intra-Empreendedor”, que visa organizar um espaço de compartilhamento de experiências e de conhecimentos em empreendedorismo com foco na inovação. Será na segunda-feira (17), às 19 horas, também no Cietep.
O “Diálogo Intra-Empreendedor” terá como destaque a apresentação do caso de sucesso da empresa de embalagens metálicas, Brasilata, reconhecida pela prática do intra-empreendedorismo e inovação entre os colaboradores. A empresa, que é de São Paulo, está entre as dez organizações brasileiras no ranking de empreendedorismo corporativo. A classificação é feita pela Revista Exame e pelo Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação.
Histórico – O movimento Semana Global de Empreendedorismo surgiu em 2004, na Inglaterra, quando o então Ministro da Fazenda, Gordon Brown, sentiu a necessidade de estimular o espírito empreendedor, a inovação e a criatividade no país. Em 2007, os EUA entraram para o movimento. Devido aos resultados positivos, ambos os países decidiram globalizar a Semana e, atualmente, 60 nações fazem parte do movimento, todos unidos em prol do empreendedorismo.
Classificada como o maior movimento mundial de emprendedorismo, a Semana faz parte da campanha nacional “Bota pra Fazer”, encabeçada pelo Instituto Empreender Endeavor, que acontece durante o ano todo e tem como objetivo despertar a atitude empreendedora que existe em cada pessoa. O projeto conta ainda com a parceria de várias empresas e organizações que se mobilizaram para transformar teoria em prática.
SERVIÇO:
DIÁLOGO SESI EMPREENDEDORISMO SOCIAL
Data: 21/11 (sexta-feira)
Horário: 9 horas
Local: sala 2 da Unindus – Cietep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1341 – Jad. Botânico – Curitiba/PR
Mais informações: empreendedorismosocial@sesipr.org.br