Curitiba define campeões da etapa sul-brasileira
A competição, que reuniu na capital, industriários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi encerrada neste domingo.
Os industriários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul definiram neste domingo (07), em Curitiba, os campeões dos Jogos do Sesi 2008 na região Sul do Brasil. Entre os vencedores estão a CSM (SC), que conquistou o ouro no futebol sete livre, e a Tupy (SC), primeiro lugar no futebol sete másters, após uma partida acirrada com o Boticário (PR).
A Randon (RS) venceu o basquete masculino e a Voges (RS) foi campeã do futsal feminino. A Bortolini (RS) conquistou o tri-campeonato no futsal masculino e no futebol de campo a campeã foi a Busscar (SC).
No xadrez, o campeão é Luiz Gustavo Fagundes, de 17 anos, menor aprendiz da Volvo do Brasil e aluno do curso de aprendizagem de mecânica automotiva, do Senai Paraná. O Paraná é destaque também na natação. A Copel Curitiba conquistou o ouro na categoria sênior, revezamento 4 x 5, tanto no feminino, com a Copel Curitiba, como no masculino, com a Itaipu. A Volvo ficou em primeiro lugar no feminino livre revezamento 4 x50, empatada com a Tupy (SC). Os resultados finais de todas as modalidades estão disponíveis no site www.sesi.org.br/jogosdosesi.
Organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Paraná, a etapa sul brasileira dos Jogos do Sesi reuniu, no último final de semana na capital paranaense, 760 atletas de 95 indústrias dos três Estados. “Foi um trabalho gratificante e o resultado muito positivo”, afirmou a gerente de Esporte e Lazer do Sesi Paraná, Débora de Lara. “Além de um momento de encontro e confraternização, pudemos vivenciar nestes dois dias os valores do esporte e os benefícios que proporcionam para a qualidade de vida, tanto no âmbito pessoal como no ambiente de trabalho”, disse ela.
Os vencedores nas 14 modalidades esportivas disputadas em Curitiba estão classificados para a fase nacional dos jogos e também habilitados a participar de jogos internacionais de trabalhadores das indústrias, nas respectivas modalidades.
Valorização – Os catarinenses foram campeões no vôlei de praia feminino, com a equipe da Tupy, e também no masculino, com a Multimóveis. A Voges (RS), campeã do futsal feminino ao vencer a Kits (PR), atribuiu a vitória ao entrosamento e experiência da equipe. “A maioria dessas meninas trabalha em chão de fábrica e ter a oportunidade de praticar um esporte é muito bom para elas”, afirmou o técnico Lairton Zandonai.
“Uma vitória como essa reflete todo o nosso trabalho em torno do esporte”, disse o capitão do time de basquete da Randon, Daniel Bereta Piccoli. “No próximo ano vamos trabalhar intensamente, focando a disciplina e buscando novas vitórias”, afirmou.
A Busscar, campeã do futebol de campo, venceu a Volvo (PR) na partida final deste domingo por 4 a 2. “A vitória motiva ainda mais o time para continuar no esporte, que proporciona saúde física e mental”, declarou Fabrício da Glória, capitão do time campeão, contando que a equipe veio determinada.
Iveraldo Constantino, capitão do time da Volvo, disse que não esperava perder em casa, mas mesmo assim, participar dos Jogos do Sesi é muito gratificante. “Nossa empresa investe muito no esporte e no ser humano”, disse ele, lembrando que a Volvo sempre participa do evento com uma das maiores delegações mantendo representantes em todas as modalidades.
Tênis – Maria Lucia Schmidtei, da Eletrosul de SC, conquistou o ouro no tênis máster feminino. Wilma Tokunaga, da Copel Paraná é vice-campeã. No feminino livre, a campeã é Adriana Becker, da HJ Tinturaria (SC) e a vice campeã é Camila dos Santos Nunes, da Vernisul (RS). Liege Cunha, da Denso-PR ficou em terceiro lugar.
No masculino máster, o campeão é Marcelo de Oliveira, da Perdigão (RS). Roberto Pineroli, da Micro Mecânica (SC) ficou em segundo e Linconl André, da Copel de Londrina, em terceiro. “O nível do máster é muito bom e o nível tencico muito forte”, disse Marcelo.
Já no masculino livre, o ouro é de Luiz Prestes de Souza, da Tupy (SC); o vice é Giancarlo Pozza, da Clemar Engenharia (SC). Em terceiro, Elton dos Santos, Marcopolo (RS)
No tênis de mesa, ganharam o ouro os trabalhadores Cláudia de Jesus, da empresa Granaço, e Raimundo Nonato, da CMD Malhas, ambas de Santa Catarina. Eles estão habilitados a disputar o mundial de tênis de mesa, que acontece em 2009, em Fortaleza.